06/10/2019 às 18:00, atualizado em 18/01/2024 às 17:32

VEM DF: carros elétricos chegam na segunda-feira (7)

O projeto é uma iniciativa da ABDI e do GDF por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Agência Brasília *

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, lançam no próximo dia 7 de outubro, às 10h, o projeto VEM DF (Veículo para Eletromobilidade), em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, sede do governo distrital.

O VEM DF é um projeto pioneiro de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. É uma iniciativa da ABDI e do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Foi concretizada com parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que desenvolveu o software de compartilhamento com foco para uso de governos.

O evento contará ainda com a participação do diretor-superintendente do PTI, General Eduardo Castanheira Garrido Alves, o presidente da Renault Brasil, Ricardo Gondo, e do diretor de Estratégias Corporativas da WEG, Daniel Godinho. A Renault é a fabricante dos carros a serem utilizados no projeto e a WEG é a fabricante e a fornecedora dos Eletropostos, usados para recarregamento das baterias dos veículos.

O secretário afirma que o projeto faz parte da iniciativa do GDF de criar uma cidade inteligente. “A nossa intenção é possibilitar uso de energia limpa e renovável e economizar com combustível tradicional. Além disso, atrair frotas particulares, locadas ou por uso compartilhados de forma semelhante, seja por ente público ou privado”, disse.

O acordo de cooperação entre o GDF, a ABDI e o PTI permitirá que o VEM DF seja o primeiro projeto no País de compartilhamento de veículos elétricos voltado para o transporte de servidores públicos.

O projeto vai oferecer 16 carros elétricos do modelo Twizy, da marca Renault. O cronograma de entrega se inicia no dia 07 com 12 carros, sendo 02 já adaptados com o software para fazer o transporte de servidores e gradualmente os demais carros receberão esta instalação.

Para garantir o carregamento dos veículos, serão instalados por todo o Distrito Federal 35 eletropostos (pontos de recarga) fabricados pela WEG. Os eletropostos serão gratuitos e de uso coletivo, ou seja, poderão ser utilizados por qualquer carro elétrico, de qualquer montadora. A iniciativa visa a incentivar o uso desse tipo de veículo pela população em geral. O investimento da ABDI nos carros e eletropostos é de R$ 2,1 milhões.

Os veículos serão cedidos ao governo distrital em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros. Brasília tem vantagens para o uso de carros elétricos: o relevo predominantemente plano, que reduz o consumo de bateria, a temperatura favorável e a tensão de 220 volts, dispensando adaptações para a instalação dos eletropostos.

Em princípio, o VEM DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do DF. Os veículos elétricos têm autonomia de até 100 Km e velocidade de até 80 Km/h.

O compartilhamento dos carros elétricos será viabilizado por um software (Mobi-e), desenvolvido pelo PTI, que permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar a localização deles. O aplicativo rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros serão desbloqueados com cartões dos funcionários cadastrados no sistema.

* Com informações da Secretaria de Ciência e Tecnologia