07/10/2019 às 17:50, atualizado em 08/10/2019 às 11:53

Anos de abandono resolvidos pelo GDF Presente

Parque Ecológico do Lago Norte passa por revitalização e devolve bem-estar aos usuários

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

35 homens trabalham com o auxílio de 17 máquinas no parque | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio do programa GDF Presente, realizou serviços de poda de árvores, pinturas de meio-fio e limpeza de toda a área e das caneletas e calhas distribuídas pelo Parque Ecológico do Lago Norte, localizado na QL II. Ao todo, 45 caminhões de folhagens, galhos e lixos foram retirados da área, que agora será entregue à população em perfeito estado de conservação.

O parque tem 35.3857 hectares e conta com um espaço de grande beleza cênica, com áreas verdes, espécies nativas e exóticas, lazer, ciclovia, mesa de piquenique e um píer de madeira, ideal para praticantes de esportes aquáticos. Ultimamente, porém, as estruturas vinham apresentando riscos aos frequentadores, pois a falta de manutenção atrapalhava a passagem e deixava uma imagem de descuido para a população.

O coordenador do Polo Central Adjacente 1 do GDF Presente, Alexandro Cesar, explica que o principal objetivo da força-tarefa de reparos é garantir segurança aos frequentadores do parque. “Havia muitas árvores caídas que tapavam todas as passagens, e você não via de um lado ao outro. Por isso nós vamos abrir todos os acessos para que, se necessário, o bombeiro possa entrar e realizar o salvamento de algum animal ou humano. Antes eles não tinham esse espaço”, explica.

| Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Para a realização desse trabalho, a equipe do governo conta com 35 homens que prestam serviços para a Novacap e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Eles trabalham com o auxílio de 17 máquinas, entre elas um carro pipa, quatro caminhões trucados, um caminhão carroceria, uma van, um caminhão com equipamentos de pintura de meio-fio, uma motoniveladora e seis caminhões trucados.

Domingas Silva, moradora da QL 2, faz sua caminhada todos os dias pelo local e comenta a importância desse cuidado para com os frequentadores. “Estou muito satisfeita por ver que o governo se lembrou de nós. O nosso parque estava abandonado, mas agora está ficando muito bom e tenho certeza que todos os moradores daqui vão ficar muito agradecidos”, comemora.