02/11/2019 às 09:00, atualizado em 31/10/2019 às 16:22

Domingo é dia de manhã cívica

Paralelamente à solenidade da Troca da Bandeira, Secretaria de Turismo e parceiros promoverão atividades abertas ao público

Por Agência Brasília *

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Além da programação militar, o evento terá várias atrações especiais, principalmente para as crianças | Foto: Luís Tajes / Setur

Domingo (3) é dia da solenidade da Troca da Bandeira e de mais uma edição do programa “Manhã cívica – Brasília: o Brasil começa aqui”, promovido em todos os primeiros domingos de cada mês pela Secretaria de Turismo (Setur). Durante a programação, que começa às 9h, na Praça dos Três Poderes, haverá novas atrações gratuitas para o público. O último evento reuniu cerca de 6 mil pessoas.

O Exército será o responsável pela solenidade do mês, e apresentará, além do desfile, exposição de blindados, lançadores de mísseis, viaturas operacionais, veículos antigos e equipamentos militares. As crianças poderão participar de oficinas de camuflagem e assistir a demonstrações de cães de guerra.

“A cada edição do programa, temos visto um número maior de participantes e de novos parceiros”, comemora a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Somos a única cidade no Brasil que pode oferecer o turismo cívico e que realiza mensalmente essa solenidade. Vários países no mundo promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. A nossa capital tem potencial para isso.”

Atrações

O Sesc, o Sistema Fecomércio, a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e a Caesb estarão presentes novamente. Haverá show musical com o cantor e percussionista Riko Fernandes, cama elástica, pedal kart, contação de histórias, planetário móvel, críquete, minigolfe e uma oficina de brincadeiras para crianças e adultos.

As atrações não param por aí. Estarão disponíveis foodtrucks, para compra de lanches, e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado.

Troca da Bandeira

Uma das maiores expressões do turismo cívico no Brasil, a Troca da Bandeira ocorre todo primeiro domingo do mês. Em cada solenidade, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guinness Book, o livro dos recordes, como maior bandeira hasteada do mundo.  Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura, e chega a pesar 40 quilos.

Programação – Troca da Bandeira / Manhã cívica
Data: domingo (3 de novembro), das 9h às 12h.
Local: Praça dos Três Poderes.
Serviços
Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Educação em Saúde / Sesc: distribuição de escovas dentais, aferição de pressão sanguínea, orientações sobre saúde do homem (programa Novembro Azul) e distribuição de brindes
Distribuição gratuita de água e de pipoca

* Com informações da Setur