07/11/2019 às 12:43, atualizado em 07/11/2019 às 12:44

População aprova horário estendido em unidades de saúde

Atendimento sem demora ganha reconhecimento dos usuários do sistema público

Por Agência Brasília *

O horário de atendimento estendido, iniciativa da Secretaria de Saúde, tem feito a diferença entre a população | Foto: Breno Esaki / SES,

Maria Eduarda, de seis anos, voltou da escola se sentindo mal. As reclamações eram sobre dores de cabeça e no estômago. Também estava com febre. A mãe, Daise Cardoso, logo que chegou do trabalho, levou a criança à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa: a UBS 2 do Guará, que recentemente passou a funcionar até as 22h.

“Caso não estivesse aberta, a opção seria a emergência de um hospital”, conta Daise. “Além do caso dela não ser de urgência, eu ainda precisaria esperar por horas até ser atendida. Aqui, nem precisei marcar consulta. Chegamos e ela foi prontamente atendida”.  Maria Eduarda já saiu da unidade medicada.

A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES) de ampliar o horário de atendimento em algumas UBS pretende otimizar o processo de trabalho dentro das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). A ideia é alcançar uma resolutividade maior, entre 85% e 90% dos casos, para que somente os mais graves cheguem às emergências dos hospitais.

Público- alvo

O perfil de Daise e Maria Eduarda é justamente o que a SES pretende contemplar com o novo turno: casos não urgentes e de pessoas que não têm disponibilidade para consultas durante o dia. Já há 19 unidades de saúde estão atendendo até as 22h, incluída a UBS 2 do Guará.

“Não muda nada do funcionamento em relação ao dia”, explica a coordenadora de Atenção Primária, Maria Alessio, que aproveita para orientar: “As pessoas devem sempre procurar a equipe de Saúde da Família responsável pelo território que cobre seu endereço”.

E foi isso que fez o paciente Domingos Leão. Ele tem diabetes e aproveitou o turno da noite para pegar a medicação e fazer o ajuste do aparelho que mede sua glicemia. “Esse horário é muito bom para quem não tem tempo de vir durante o dia”, comenta.

As consultas também começaram a ser agendadas para a noite. “Eu estava marcada para as 15h e me ligaram remarcando para a noite”, relata a dona de casa Maria de Fátima Santos. “Achei bem mais tranquilo este horário”. Maria de Fátima faz acompanhamento na unidade do Guará há 40 anos.

Expansão

 O novo horário começou, em caráter experimental, na UBS 5 de Taguatinga, em 21 de outubro. No dia 1° deste mês, a mudança passou a vigorar em unidades da Asa Norte, Guará, Riacho Fundo I e II, Estrutural, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho I e II, Planaltina, Ceilândia, Itapoã, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Santa Maria e Gama.

As UBS, no entanto, não atendem casos de urgência e emergência. As situações mais graves devem ser direcionadas às unidades de pronto atendimento (UPA) e a um pronto-socorro hospitalar.

Está em estudos a proposta da Coordenação da Atenção Primária (Coaps) de realizar um acolhimento único em cada UBS. Neste caso, haverá profissionais para fazer a escuta qualificada e dar os direcionamentos necessários, liberando o pessoal de cada equipe de ESF para atender as consultas agendadas, os pacientes crônicos e a demanda espontânea.

O programa

 Ampliar o horário de funcionamentos nas unidades básicas é uma ação prevista no programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, regido pela Portaria nº 930, de 15 de maio de 2019.  O GDF assinou um termo de compromisso com o Ministério da Saúde para aderir ao programa, assumindo metas e indicadores a serem alcançados. A medida, incentivada pela Secretaria de Saúde (SES), pretende ampliar a disponibilidade dos serviços em horários compatíveis com os dos trabalhadores, conferindo maior resolutividade à Atenção Primária.

* Com informações da SES