13/11/2019 às 19:17, atualizado em 13/11/2019 às 19:19

Estudantes do Queima Lençol vão para o CEF 9 de Sobradinho

Aulas, suspensas por conta do destelhamento, são retomadas nesta quinta-feira (14)

Por Agência Brasília *

A partir desta quinta-feira (14), parte dos 676 estudantes do Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol já voltam a frequentar as aulas para concluir o ano letivo. Os alunos do 4º e 5º ano e do 8º e 9º ano do ensino fundamental vão para o Centro de Ensino Fundamental 9 de Sobradinho. Já os do 6º e 7º ano ficarão em um dos blocos do CEF Queima Lençol que volta a funcionar na segunda-feira (18). As linhas do transporte escolar serão adaptadas para atender todos os estudantes.

As aulas, suspensas na semana dos dias 11 a 14 de novembro, serão repostas até o dia 20 de dezembro, sem prejuízo do cumprimento do calendário escolar dos alunos.

Após as fortes chuvas da última semana, a cobertura metálica dos três blocos do CEF Queima Lençol ficou danificada. A Defesa Civil do Distrito Federal realizou a interdição do local. Em seguida, a Secretaria de Educação notificou a empresa responsável pelas obras para realizar todos os reparos necessários para que a unidade volte a funcionar em perfeitas condições. Os reparos foram orçados em R$ 300 mil. As obras tiveram início um dia após o ocorrido.

Projeto
A escola foi construída pela empresa Ciplan, após um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público do Distrito Federal. A Secretaria de Educação ficou responsável pelo fornecimento dos projetos de arquitetura e a empresa realizou a contratação e a execução da obra.

Com o deslocamento da cobertura metálica da unidade, a equipe de engenharia realizou a vistoria do local e constatou que a estrutura metálica ficou totalmente retorcida e destacada da edificação original. De acordo com o laudo, os motivos para que isso acontecesse foram diversos: ausência de elementos de fixação nas vigas metálicas; soldas de união frágeis e mínimas, o que ocasionou no rompimento delas; e emprego de perfis emendados nos elementos utilizados com vigas, sem contato com apoio ou suporte inferior, entre outras razões