13/11/2019 às 21:26, atualizado em 13/11/2019 às 21:33

Governador estreita laços com chefes de Estado em jantar do Brics

Chefe do Executivo local aproveitou para avançar na agenda de integração envolvendo outros países

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou na noite desta quarta-feira (13) do jantar com integrantes da 11º Cúpula do Brics – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África. O evento ocorreu no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e contou com a presença de autoridades do poder Executivo e Legislativo Federal.

Para o chefe do Executivo local, o bloco é um dos mais eficientes mecanismos multilaterais de cooperação em áreas com potencial de gerar resultados concretos tanto para os brasileiros quanto para os povos dos outros países. “Estamos muito felizes em receber os dirigentes, assim como as suas delegações. Acredito que a visita da cúpula trará experiências memoráveis e proveitosas. Os cinco países chegarão a novos entendimentos e acordos”, destacou.

[Olho texto=”Estamos muito felizes em receber os dirigentes, assim como as suas delegações. Acredito que a visita da cúpula trará experiências memoráveis e proveitosas. Os cinco países chegarão a novos entendimentos e acordos” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda “]

O governador Ibaneis Rocha ressaltou que o DF tem aproveitado a agenda intensa para participar de ações conjuntas da cúpula. “O GDF promoveu um seminário para buscar cooperação técnica com o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento). A vinda de empresários, investidores e representações governamentais também será importante para parcerias nas áreas de transporte sustentável e comércio, além de financiamentos e alternativas de projetos nas áreas de energia e mobilidade, assim como Parcerias Público-Privadas (PPPs)”, pontuou.

Temáticas
Entre os principais assuntos que serão debatidos até esta quinta-feira (14), estão o crescimento econômico para um futuro inovador. Representando aproximadamente 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial, o bloco também está na capital para debater acordos e o fortalecimento de cooperações em ciência, tecnologia e economia digital.

O grupo também pretende alinhar formas de combater ilícitos transnacionais – principalmente o crime organizado – a lavagem de dinheiro e o tráfico de entorpecentes. Essas questões serão as prioridades durante a rodada extensa de encontros e debates em Brasília, primeira cidade que recebe pela segunda vez a cúpula.