15/11/2019 às 15:07

DF terá um representante no Brasileiro de Bocha Paralímpica

A competição termina no domingo, dia 17

Por Agência Brasília *

O  único representante do Distrito Federal é o estudante,  Eduardo Vasconcelos, 16 anos.

Os melhores atletas de bocha paralímpica do país já estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para o Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição termina no  domingo, dia 17. O  único representante do Distrito Federal é o estudante,  Eduardo Vasconcelos, 16 anos. Ele participa pela primeira vez do torneio. “Eu consegui a vaga no regional do Centro-Oeste, realizado em julho, em Uberaba. Lá eu fiquei com a prata”, contou o atleta da categoria BC2, que viajou por meio do  programa Compete Brasília.

Para Eduardo é muito gratificante ser o representante do DF, mas ele espera ver mais atletas da região brigando por um pódio em um campeonato nacional. “Eu acho bem legal porque eu treinei muito para conseguir esta vaga. Mas eu gostaria que tivesse mais representantes daqui”. Para o treinador do atleta, Leonardo Monteiro, esta será uma grande experiência para Eduardo. É uma oportunidade de aprender com jogadores medalhistas paralímpicos. “O mais legal é que ele vai competir contra os ídolos dele como o Maciel Santos,  que o número três do mundo”, contou.

Carreira

Eduardo Vasconcelos começou na bocha paralímpica com 8 anos de idade. Mas só pode competir a partir dos 12 anos por causa das regras da modalidade. Ele é aluno da turma de bocha do Centro Olímpico e Paralímpico de Santa Maria, onde treina duas vezes por semana. Na terça-feira, 19,  Eduardo se junta com a delegação do DF que vai participar dos Jogos Escolares Paralímpicos, também na cidade de São Paulo.

Futuro Campeão – Bocha Paralímpica

A modalidade é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros. A Secretaria de Esporte e Lazer realiza no dia 22 de novembro, a seletiva do Futuro Campeão na modalidade.  Será das 14h às 17h, no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia – Setor O.

* Com informações da Secretaria de Esportes