19/11/2019 às 14:59

Crianças pedem calçada nova, GDF providencia

Em São Sebastião, alunos da Escola Classe Cerâmica da Bênção enviam desenhos com demandas à administração e são atendidos

Por Agência Brasília *

Por meio de desenhos, alunos relataram à administração regional da cidade os problemas de mobilidade que gostariam de ver resolvidos | Fotos: Divulgação / Ascom São Sebastião

Maria Olívia Araújo Costa, de 8 anos, mora em São Sebastião, e todo dia pela manhã sua mãe a leva à Escola Classe Cerâmica da Bênção. As duas comemoram: antes cheia de buracos, a calçada por onde elas têm de passar para chegar à escola está praticamente nova, restaurada pela Novacap. Só há um problema: muita gente joga lixo no local.

Conscientes de que a manutenção de espaços e patrimônio públicos é um trabalho que precisa da participação de todos, os colegas de sala de Maria Olívia estão confeccionando vários cartazes de conscientização.  A meta é despertar a comunidade para colaborar com um trabalho que, afinal, beneficia a todos.

Mobilização

O projeto é da professora Blandine Sousa, de 34 anos. Após uma aula de história sobre a cidade, ela teve a ideia de mobilizar a escola quanto à necessidade de cuidar da calçada, que, cheia de desníveis, chegou a provocar quedas dos pedestres.

“A frente da escola estava muito feia, a calçada quebrada, muita poça de lama e lixo, e com isso resolvemos pedir à administração para resolver esse problema”, conta a professora. Os estudantes abraçaram a causa e escreveram uma carta ao administrador com vários desenhos de como queriam a nova estrutura.

Acionada, a Novacap prontamente cuidou dos reparos da calçada próxima à escola 

Administração acionada

“Ouvindo os alunos, fiquei preocupado com a situação das crianças e suas demandas, e não podíamos ser omissos”, relata o administrador regional de São Sebastião, Alan Valin. “Com isso, conseguimos incluir a obra nessa e em outras escolas que sofrem com o mesmo problema.”

Uma empresa terceirizada pela Novacap construiu 150 metros da tão sonhada calçada na escola de Maria Olívia, conforme a orientação do GDF, que investe na promoção de acessibilidade e mobilidade urbana. “O maior benefício que ganhamos é o acesso para todos”, ressalta a diretora da escola, Alessandra Rabelo. “Estudantes, pais e professores agora poderão transitar com mais mobilidade, facilidade e segurança”.

[Olho texto=”“O maior benefício que ganhamos é o acesso para todos”” assinatura=”Alessandra Rabelo, diretora da Escola Classe Cerâmica da Bênção” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em São Sebastião já foram construídos mais de quatro quilômetros de calçadas nos bairros Bora Manso, Morro Azul, Residencial Oeste, Jardins Mangueiral, São Bartolomeu e, recentemente, no centro. “Esse é mais um compromisso do GDF com a melhoria na qualidade de vida da população da cidade, que tanto sofria com a falta de calçadas e dificuldade de transitar em locais diversos da região”, elogia o administrador.

 

* Com informações da Ascom São Sebastião