Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/02/2020 às 12:00
Com apoio das secretarias da Pessoa com Deficiência e da Justiça e Cidadania, simpósio da Associação Pestalozzi reuniu 600 profissionais da educação, além de especialistas
Aproximadamente 600 professores da rede pública do DF participaram do II Simpósio Pedagógico “O papel da escola na aprendizagem ao longo da vida: processo de envelhecimento ativo da pessoa com deficiência”, realizado na quarta-feira (5), no auditório do Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb). A iniciativa foi da Associação Pestalozzi de Brasília, com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência.
Durante o encontro, professores da área de educação especial elaboraram uma carta na qual apresentam desafios e sugestões de melhorias para esse tipo de ensino. O documento, segundo o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, será analisado com prioridade pelo grupo de trabalho do programa DF Inclusivo.
Inclusão, compromisso do GDF
“Tornar o DF inclusivo será nosso desafio e compromisso”, destacou o subsecretário, que, no evento, representou o titular da Sejus, Gustavo Rocha. “O grupo trabalhará com as políticas públicas para pessoas com deficiência e contaremos com as secretarias, entidades e órgãos parceiros para que possamos tornar as sugestões em políticas públicas.”
O simpósio contou com palestras de profissionais especializados em gerontologia, geriatria, desenvolvimento e funcionalidade humana. Também houve apresentação de novas práticas, discussões científicas, mudanças de paradigmas inclusivos e ampliação de conteúdos para melhoria do processo de aprendizagem da pessoa com deficiência (PCD) ao longo da vida.
[Olho texto=”“O que adoece a pessoa é a falta de ter com quem falar, o isolamento”” assinatura=”Washington Mesquita, subsecretário de Políticas para o Idoso da Sejus” esquerda_direita_centro=”direita”]
“O que adoece a pessoa é a falta de ter com quem falar, o isolamento”, atentou o subsecretário de Políticas para o Idoso da Sejus, Washington Mesquita. “O maior problema da violência contra a pessoa idosa não está na sociedade; está dentro do lar e vai desde a retenção do benefício até a negligência”. Ele lembrou que a PCD precisa ter garantidas as condições necessárias para um envelhecimento ativo e saudável.
* Com informações da Sejus