03/03/2020 às 14:28, atualizado em 04/03/2020 às 12:14

Central de perícia no Na Hora vai atender 600 pessoas por dia    

Parceria inédita entre os governos federal e do DF, iniciativa começou a funcionar nesta terça-feira (3) para atender segurados do INSS   

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

Erikson Oliveira, 38 anos, tinha perícia médica agendada para às 11h20 desta terça-feira (3). Antes do horário previamente marcado, ele foi atendido no Na Hora Perícia Médica Federal do DF, inaugurado hoje no Setor Comercial Sul (veja mais no vídeo abaixo). Não é a primeira vez que ele precisou realizar o procedimento. Mas, na última tentativa, esperou quatro horas para ser chamado. 

“Em outros lugares, é muito lotado e temos que chegar com antecedência. E não temos garantia de sermos atendidos. Hoje foi rápido e o médico foi bem prestativo”, comenta o morador do Riacho Fundo. Uma parceria inédita entre governo local e federal possibilitou o atendimento rápido de Erikson, que tem uma hérnia umbilical e precisa passar pela perícia para conseguir voltar ao trabalho. 

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A expectativa, segundo o governador Ibaneis Rocha, é de atender 600 pessoas por dia com os 40 médicos nos 24 consultórios da unidade. “A união entre os governos vai agilizar o atendimento ao cidadão, não só na capital, mas como em todo o país. Espero que sejamos modelo para o Brasil, pois a ideia é levar esse serviços para outros estados”, ressaltou ele, durante o evento de inauguração do serviço. 

O chefe do Executivo local destacou a importância de um ambiente seguro para que os peritos possam trabalhar e adequado para receber a comunidade. “É uma forma de desafogar o sofrimento das pessoas, principalmente aquelas mais carentes, e que agora vão ter o atendimento da forma adequada”, disse Ibaneis Rocha.  

Assista ao vídeo:

Redistribuição
Caso algum médico perito se ausente por doença, as perícias que ele deveria realizar podem ser redistribuídas entre os outros profissionais sem sobrecarregar nenhum deles ou reagendar a perícia do cidadão segurado. 

[Olho texto=”A ideia é simplificar e dar conforto para a população” assinatura=”Gustavo Rocha, secretário de Justiça e Cidadania (Sejus)” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo Gustavo Rocha, secretário da Sejus, a medida será uma forma de diminuir o gargalo nas filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Estamos unindo a expertise do Na Hora com os peritos do governo federal para dar celeridade ao atendimento. A medida que ofertamos melhores condições de trabalho para os profissionais isso se reflete no atendimento à população”.   

O subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, explica que o local escolhido atenderá todas as necessidades desse público. “O prédio é na área central de Brasília, ao lado de uma estação do metrô. Preparamos o local em todos os pontos para receber as pessoas da melhor forma possível e com a acessibilidade necessária”, garante. 


Serviço 

O Na Hora específico para perícia médica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Local: Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, Edifício Luiz Carlos Botelho