11/3/20 12:39
Atualizado em 11/3/20 às 16:26

Taxistas ganham ponto de apoio próximo ao aeroporto

Espaço recebeu infraestrutura, banheiros, área de lazer, refeitório e, dentro de alguns dias, um campo de futebol será finalizado

O local ganhou quatro edificações. Nelas, os trabalhadores contam com banheiros interligados ao sistema de esgotamento sanitário, área de convivência e refeitório, além de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), para a prática de atividades físicas. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, em parceria com a Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, entregou nesta quarta-feira (11) a revitalização de toda a área do Ponto de Táxi, localizado no acesso à quadra 14 do Park Way.

O local, inaugurado em 2015 sem qualquer infraestrutura, agora ganhou quatro edificações. Nelas, os trabalhadores podem contar com banheiros interligados ao sistema de esgotamento sanitário, área de convivência e refeitório, além de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), para a prática de atividades físicas.

Para o chefe do Executivo local, a entrega do espaço se une à proposta do governo de fortalecer o turismo no Distrito Federal. “Essa categoria estava há muito tempo abandonada e passou por muita dificuldade com a crise econômica e a inserção dos aplicativos”, ponderou o governador Ibaneis Rocha. “Essa entrega traz um pouco de dignidade para que eles possam trabalhar bem, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

No local, também está previsto a instalação de um campo de futebol. “Queremos que aqui seja também um ponto de lazer para reunirem a família”, explicou Ibaneis. A demarcação do espaço já foi feita e os trabalhos de plantio de grama devem ser concluídos até o próximo mês.

“Quem viu as condições degradantes que a gente se abrigou aqui por anos sabe o quanto essa entrega é importante”, disse o presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi), Suéd Silvio. Segundo ele, há cinco anos, os trabalhadores utilizam o espaço convivendo com lama, falta de infraestrutura e perigos. “A gente usava contêineres, sem qualquer segurança. Tivemos amigos que se machucaram, idosos que cortaram os pés…”, lembrou.

Para ele, agora, com as novas instalações, a categoria comemora. “O governo nos devolveu a esperança. A gente se emociona quando vê o que está disponível para todos os taxistas aqui hoje”, elogiou o sindicalista.

” É com muita satisfação que a Administração Regional do Park Way participa da inauguração, uma conquista que há muito tempo a Sinpetaxi vem lutando para que se concretizasse. Trata-se de um ponto de apoio importante e necessário para a qualidade no trabalho dos motoristas de taxi do DF”, completou o administrador regional do Park Way, Kedson Mário Rocha Cirilo.

A cerimônia de entrega das obras realizada nesta manhã teve a presença das deputadas federais Flávia Arruda e Celina Leão; do deputado distrital Valdelino Barcelos; dos secretários de Governo, José Humberto Pires, e de Mobilidade, Valter Casimiro; do presidente da Novacap, Cândido Teles; e do diretor-presidente da Inframerica, Jorge Arruda, entre outras autoridades.

Taxistas ganham ponto de apoio próximo ao aeroporto