19/3/20 11:22
Atualizado em 19/3/20 às 11:22

Saúde nomeia 180 profissionais; Iges-DF também contrata

Entre eles, estão médicos infectologistas, intensivistas e pneumologistas. Boa parte irá para as emergências 

A Secretaria de Saúde publicou, nesta quarta-feira (18), a nomeação de 180 profissionais aprovados em concursos públicos para ampliar o quadro de servidores da pasta. Dentre eles estão médicos que ajudarão no reforço ao atendimento para casos de coronavírus.

“Estamos cumprindo as determinações do governador Ibaneis Rocha, para dar celeridade ao combate a esta pandemia. Trata-se de um conjunto de ações articuladas e a nomeação de mais profissionais de saúde é fundamental para o sucesso de todas as medidas adotadas”, destaca o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

No Instituto de Saúde (Iges-DF) a contratação será de vários profissionais – e de forma emergencial e em caráter temporário. Além de enfermeiros (urgência e emergência) e técnicos de enfermagem (urgência e emergência), serão pneumologista, anestesiologista, clínico geral, infectologista e imunologista. 

Na Secretaria de Saúde, entre os nomeados estão 15 médicos intensivistas adulto, aprovados em concurso de outubro de 2017. Também estão sendo chamados 10 pneumologistas, 10 infectologistas, 40 médicos emergencistas, 40 cirurgiões geral – trauma, 20 médicos de ortopedia e traumatologia. Um total de 45 enfermeiros obstetras, aprovados em concurso realizado em março de 2018, também foram convocados.

“Tem sido empreendido um esforço conjunto das equipes do governo para darmos a resposta que a população espera, entregando saúde com qualidade para todos. Essa ação também significa um olhar sensível para os profissionais de saúde, que têm enfrentado um sistema sobrecarregado em razão da situação de incerteza e preocupação com o Coronavírus”, observa a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida.

Em até 35 dias, eles já poderão reforçar as equipes nas unidades de saúde pública do Distrito Federal.

No Iges-DF, a contratação será de forma emergencial e em caráter temporário. Os cargos para médicos serão de 20h e os de técnico e enfermeiro, de 36h. Os profissionais serão contratados de forma temporária, por seis meses.

A contratação será por meio de análise curricular e servirá para atender às demandas de urgência e emergência da população na rede de saúde pública do Distrito Federal no combate ao novo coronavírus.

O encaminhamento de currículos deverá ser feito por este e-mail.

* Com informações do Iges-DF e da Secretaria de Saúde-DF