29/03/2020 às 17:24, atualizado em 29/03/2020 às 17:28

Saúde investirá R$ 56 milhões em mais insumos e serviços

Álcool gel, testes para Covid-19 e ventiladores pulmonares estão na lista. Também será contratada uma empresa especializada em remoção de pacientes com ambulâncias

Por Agência Brasília *

Para reforçar o combate à disseminação do coronavírus, a Secretaria de Saúde pretende adquirir, de forma emergencial, mais álcool em gel, testes rápidos para Covid-19, ventiladores pulmonares, além de contratar uma empresa especializada em remoção de pacientes com ambulâncias. O valor total investido pela pasta será de aproximadamente R$ 56 milhões.

As aquisições e a contratação de serviços serão realizadas com dispensa de licitação, conforme autoriza a situação de emergência em saúde em que a capital se encontra desde fevereiro. O aviso foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) deste sábado (28). 

“A Secretaria de Saúde não vai medir esforços para garantir os insumos e equipamentos necessários para os nossos profissionais terem à disposição e atenderem os pacientes. Com essas atitudes, evitaremos aqui o que está acontecendo em outros locais do mundo”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Segundo o subsecretário de Administração Geral da pasta, Iohan Struck, serão adquiridas 30 mil unidades de álcool gel de 100ml e 500ml; 300 mil testes rápidos para a Covid-19;  300 ventiladores pulmonares para os principais hospitais da rede pública; além da contratação da empresa que reforçará os atendimentos com sete ambulâncias, que estarão de pronto aviso nas regionais de saúde para fazer o transporte de pacientes.

“São quatro dispensas de licitação, que tem como objetivo o controle da Covid-9 e o tratamento dos pacientes. Queremos que os profissionais de saúde tenham recursos para garantir a vida do maior número possível de pessoas”, comentou o subsecretário.

A Secretaria de Saúde vai receber as propostas até às 15h de 1 de abril, para adquirir álcool gel e testes rápidos da Covid-19. No caso dos ventiladores pulmonares e da contratação de ambulâncias, o prazo será até às 15h do dia 2 de abril. 

As propostas devem ser enviadas para este e-mail. Empresas interessadas devem solicitar o ofício de convocação e o projeto básico no mesmo endereço. 

Elas serão selecionadas e classificadas pelo critério de menor preço por item, observados os requisitos de segurança tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde.

* Com informações da Secretaria de Saúde