Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/04/2020 às 16:30, atualizado em 03/04/2020 às 16:31
Aumento da quantidade de veículos ocorre devido à ampliação do funcionamento de atividades comerciais
O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF) funcionará, neste sábado (4), com a operação habitual. A volta da programação normal foi adotada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para que seja evitada a aglomerações de usuários nos coletivos. A ação levou em consideração o decreto distrital n° 40.583, de 1° de abril de 2020, que dentre outras medidas ampliou o funcionamento de algumas atividades comerciais no Distrito Federal.
Medidas anteriores
No dia 18 de março, após a suspensão das aulas em todo Distrito Federal, a Secretaria determinou que parte dos ônibus das linhas que atendem ao público formado predominantemente por estudantes fossem remanejados e destinados ao aumento da frota de 53 linhas com maior demanda. O remanejamento dos ônibus atingiu todas as operadoras do STPC/DF.
Já no dia 25 de março, após a adoção de outras medidas como o fechamento do comércio, a operação do sistema de transporte passou a ocorrer normalmente, com uma redução de apenas 6% no número de ônibus e viagens. Aos finais de semana, os coletivos estavam operando com tabela horária de domingo.
Essa redução foi necessária para garantir a segurança de cerca de 553 colaboradores do sistema com mais de 60 anos, idade considerada de risco por serem mais vulneráveis ao novo coronavírus.
Além disso, os ônibus passaram a operar com baixa demanda, uma vez que foi constatada uma redução de 75% no número de passageiros transportados. A Semob está monitorando a operação diariamente e, caso necessário, fará novas modificações para que para que os usuários sejam transportados com segurança.
* Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade