17/04/2020 às 16:58, atualizado em 17/04/2020 às 17:15

Prédio abandonado há anos recebe ação contra a dengue

Vigilância Ambiental atendeu uma demanda antiga da população

Por Agência Brasília *

Atendendo a um pedido antigo dos moradores da Vila Dimas, em Taguatinga Sul, a Vigilância Ambiental promoveu, nesta sexta-feira (17), uma ação de combate à dengue em um prédio com obras inacabadas, abandonado há pelo menos 10 anos na quadra CSE 4. A equipe precisou entrar em contato com o proprietário, que autorizou a entrada.

A iniciativa contou com o suporte de agentes de saúde utilizando Ultrabaixo Volume (UBV) costal, pulverizando inseticida em toda a estrutura para eliminar os focos do Aedes aegypti. Além disso, garrafas com água acumulada foram viradas e larvicidas foram espalhados, para eliminar as larvas encontradas.

O espaço era motivo de preocupação dos vizinhos, devido a quantidade de focos do mosquito no local. Segundo o líder comunitário Rogério Pereira, uma das moradoras próxima do prédio teve o teste confirmado para dengue, enquanto outro apresentou dengue hemorrágica.

“Era uma demanda antiga dos vizinhos, por isso elogiamos a ação da Vigilância Ambiental. Foi uma excelente iniciativa, que deve dar uma estancada na quantidade de casos de dengue daqui”, comentou Pereira.

De acordo com o diretor de Vigilância Ambienta, Edgar Rodrigues, mais ações de combate à dengue devem continuar no imóvel abandonado. “A ideia é fazer uma limpeza geral no local, com a ajuda do Núcleo de Vigilância Ambiental daqui. Como há muito lixo espalhado, isso pode se transformar em novos focos do mosquito, e queremos evitar isso”, afirmou.

* Com informações da Secretaria de Saúde