19/04/2020 às 17:58, atualizado em 19/04/2020 às 18:01

Secretarias visitam obras do hospital de campanha na Papuda

Objetivo das pastas da Saúde e da Segurança Pública é verificar o andamento da estrutura em montagem

Por Agência Brasília *

Neste domingo (19), representantes do GDF visitaram o início das obras de instalação do hospital de campanha no Complexo Penitenciário da Papuda. Secretários e gestores das pastas da Saúde e da Segurança Pública, além de profissionais da unidade prisional, participaram da atividade.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Os secretários de Saúde, Francisco Araújo, e de Segurança Pública, Anderson Torres, participaram da visita. O objetivo foi verificar in loco o planejamento do projeto e o andamento das obras da estrutura, que oferecerá dez leitos de suporte avançado e 30 de enfermaria para a população carcerária com Covid-19. A previsão inicial é de que o hospital de campanha seja entregue em cerca de 30 dias, caso as chuvas não atrasem o andamento das obras.
Na oportunidade foi confirmado que o processo topográfico de nivelamento do terreno já foi iniciado no então campo de futebol da unidade. Ao todo serão 900 metros quadrados de área construída. O espaço receberá contêineres que serão usados como estrutura para o hospital de campanha.
Eles terão sistema de isolamento térmico e acústico, além de uma rede de fibra óptica para se interligar ao sistema da Secretaria de Saúde e suportar as câmeras de vigilância. Tudo compatível com as condições de segurança do presídio e, ao mesmo tempo, em observância aos requisitos sanitários para atendimentos.
De acordo com o secretário de Saúde, o hospital de campanha será essencial para impedir a disseminação do novo coronavírus entre a população carcerária. “Fizemos um esforço sobre-humano, com servidores trabalhando dia e noite, para entregar em tempo recorde a instrução do processo para iniciar as obras. Tudo que será feito aqui é resultado de muito trabalho, para garantir mais segurança e saúde a todos”, afirmou Francisco Araújo.
Também participaram da visita os secretários-adjuntos de Gestão em Saúde, Eduardo Pojo, e de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares; o subsecretário de Infraestrutura, Isaque Albuquerque; a subsecretária de Logística, Mariana Rodrigues; e o subsecretário do Sistema Penitenciário, Adval Cardoso.
* Com informações da Secretaria de Saúde