21/04/2020 às 16:13, atualizado em 21/04/2020 às 16:35

Orações para os 60 anos de Brasília

Restrita ao público, missa na Catedral de Brasília abriu as comemorações do aniversário da capital pedindo fé e confiança no combate ao coronavírus e fraternidade entre a população

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Uma missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida, em Brasília, abriu as comemorações do aniversário de 60 anos da capital do país. A liturgia foi celebrada para um público restrito devido às medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no combate à pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19).

A cerimônia contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e da primeira-dama Mayara Noronha Rocha; do vice-governador Paco Britto e da vice-primeira dama Ana Paula Hoff; e do líder da Unidade de Assuntos Religiosos do GDF, Kildare Meira.

As festividades do aniversário de 60 anos de Brasília foram canceladas devido à pandemia. Assim, a missa na Catedral não pode ser aberta ao público. Ela foi conduzida pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.

“Agradecer a generosidade com que a Arquidiocese nos recebe sempre. Nesse momento que a cidade e o Brasil passam por essa dificuldade nada mais importante do que celebrar o aniversário da cidade com orações e pedindo bênçãos para que Brasília e todo o país possam rezar pelas pessoas acometidas pelo vírus e aqueles que combatem a virose. É um momento de agradecimento por tudo o que Brasília representa para o povo brasileiro”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

O chefe do Executivo também afirmou que os templos religiosos serão abertos quando houver segurança para tal medida. “Estamos conversando com todos os religiosos e estabelecendo critérios que, se adotados, em breve poderemos ter todos os templos funcionando com segurança”, explicou.

Durante a missa, o arcebispo Dom Sérgio da Rocha destacou a importância da fé nos tempos atuais e parabenizou Brasília pelo aniversário. “Estamos louvando os 60 anos da capital e os 60 anos da Arquidiocese de Brasília. Agradecemos a Deus e a todos aqueles que têm construído a história da nossa cidade. De um modo especial expressamos louvor pelos esforços que têm sido feito contra a pandemia [do coronavírus]”, pontuou.