22/04/2020 às 23:08, atualizado em 23/04/2020 às 00:12

Governo federal vai doar 21 mil testes de Covid-19 para o DF

Medida reforça a parceria entre os governos local e federal no combate à pandemia provocada pelo coronavírus

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

O Governo Federal vai doar 21 mil testes diagnósticos de coronavírus para o Distrito Federal. O anúncio da doação foi feito pelo governador Ibaneis Rocha durante coletiva de imprensa concedida pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, nesta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto (veja no vídeo ao final desta matéria).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Teich assumiu o cargo em 17 de abril, no lugar de Luiz Henrique Mandetta. A coletiva desta quarta-feira (22) foi a primeira concedida a jornalistas pela nova gestão do Ministério da Saúde.

Em sua fala, Ibaneis Rocha agradeceu o apoio da pasta e pediu colaboração entre a população e o Poder Público para vencer a pandemia.

“Vamos ter mais 21 mil testes rápidos para testagem em massa com segurança. O momento é de parceria. Temos que nos unir e apoiar os estados com situação de dificuldade para que o Brasil saia dessa crise”, declarou o governador do DF. Os testes cedidos pelo Governo Federal vêm para se somar aos 100 mil que serão feitos inicialmente no DF.

Escolas

O chefe do Executivo local também lembrou a reunião que teve com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na segunda-feira (20). Na ocasião, foi discutida a possibilidade de reabertura de colégios militares no DF.

No encontro, Ibaneis disse ao presidente que estudaria a possibilidade de volta às aulas, de forma antecipada, em colégios sob gestão cívico-militar administrados pelo DF. Nesta quarta-feira (22), ele reafirmou que irá estudar a abertura para a rede pública de ensino, dando preferência a alunos do Ensino Médio.

“O compromisso foi no sentido de fazer estudos para reabrir as escolas. Reunido com técnicos das secretarias da Saúde e da Educação, dei um prazo de 10 dias para estudarem a reabertura das escolas. Vai depender da compra de máscaras para os profissionais e alunos, da desinfecção das escolas e programas de comunicação para informar toda a população e trazer segurança na reabertura”, detalhou Ibaneis.

Programa Pró-Brasil

Durante a coletiva foi apresentado o “Pró Brasil”, programa do Governo Federal cujo objetivo é de integrar ações para a retomada do crescimento econômico em resposta ao impacto causado pelo novo vírus.

Além do ministro da Saúde e do governador do DF, também participaram da coletiva o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o secretário de Governo, Luiz Eduardo Ramos, o ministro da Casa Civil, Braga Netto, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, e o chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro, também compareceram à coletiva.

Sobre o ministro

Carioca, Nelson Teich possui graduação em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ – 1980) e duas especializações: em Medicina Interna (1985-1987) e em Oncologia Clínica (1987-1990).

Ele ainda fez dois cursos na área de gestão e liderança da saúde na Escola de Harvard (2005 e 2006) e outros cinco cursos nas áreas de prestação de cuidados, mensuração de valores e gestão de projetos de saúde pela mesma instituição no estado de Boston, nos Estados Unidos, e em Xangai, na China.

Assista ao vídeo: