27/04/2020 às 19:41, atualizado em 27/04/2020 às 19:56

Pintura nos meios-fios de todo o Plano Piloto

Trabalho de conservação feito pelo SLU continua em execução nas principais vias da Asa Sul e da Asa Norte

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Dezenas de trabalhadores estão envolvidos no trabalho de revitalização das vias | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), realiza a pintura dos meios-fios das principais vias do Plano Piloto de Brasília. O trabalho, iniciado na última semana no Eixo Monumental, continua em execução até o final do semestre e atende à Asa Sul e à Asa Norte.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta terça-feira (28), duas equipes, com cinco operadores de máquina cada, realizam a pintura das guias no Eixo W Sul. Antes, um trabalho de frizagem – que é a retirada de mato e a limpeza dos blocos para a passagem da máquina com a tinta de cal – é executado por cerca de 40 garis.

Além dos eixos W e L Sul e Norte, serão revitalizados os meios-fios da W3 Sul e Norte, Setor Policial Sul, L2 e L4 Sul e Norte e L3 Norte, além da área central de Brasília. O SLU também está pintando as guias das vias que passam pelas tesourinhas revitalizadas e entregues à população neste mês de abril.

Comerciais

Por determinação do governador Ibaneis Rocha, também serão pintados os meios-fios de todas as entrequadras comerciais do Plano Piloto. Nestes locais, onde há parada de veículos em estacionamento, o trabalho será manual e executado por duas equipes de 15 trabalhadores cada.

Trabalho alcançará as demais regiões administrativas do DF | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

A expectativa é de que limpeza e embelezamento dessas áreas ajude no resgaste da autoestima de comerciantes e moradores na retomada gradual das atividades – interrompidas em razão da pandemia de Covid-19 – a partir de maio. “Além de embelezar a cidade, essa é uma demanda muito frequente na Ouvidoria do GDF, que recebe inúmeros pedidos da população pela manutenção e recuperação das vias públicas da cidade”, explica o chefe do Núcleo de Limpeza de Brasília do SLU, Valdemir Inácio Ataíde.

Inicialmente, o serviço não incluirá os meios-fios das quadras residenciais. O trabalho terá continuidade nas demais regiões administrativas do Distrito Federal, em cronograma ainda a ser planejado.