1/5/20 14:40
Atualizado em 1/5/20 às 20:50

GDF garante retomada de obras de UBS no Riacho Fundo II

Ordem de serviço para execução foi assinada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab)

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde
Ideia é que a unidade tenha sete equipes de saúde da família, com atendimento direto a 28 mi habitantes | Foto: Matheus Oliveira / Agência Saúde

As obras para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na quadra QS 9 do Riacho Fundo II serão retomadas. A ordem de serviço para execução foi assinada nessa quinta-feira (30) pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), com investimento de mais de R$ 6 milhões para levar atendimento direto a 28 mi habitantes.

Segundo a Codhab, o serviço inicial para a obra foi assinada em outubro de 2018, mas só foram realizadas fundações e parte do térreo. Agora, será possível concluir o prédio com exatos R$ 6.310.458,63 contratados. A vigência com a Companhia Brasileira de Soluções em Engenharia (Combrasen) será de 15 meses.

Presidente da companhia, Wellington Luiz explica o que aconteceu para a construção não ter sido finalizada no passado: “Rescindimos o contrato por falta de cumprimento das cláusulas, multamos a empresa e agora acabamos de contratar outra colocada. Começaremos imediatamente”.

Conforme a Secretaria de Saúde, o projeto é para que esta unidade tenha sete equipes de saúde da família, sendo que cada uma poderá atender até quatro mil usuários. Isso significa que a implementação pode resultar no atendimento direto a 28 mil habitantes do Riacho Fundo II.

“É importante ressaltar que essa nova unidade irá beneficiar toda a população local, que hoje é de cerca de 80 mil habitantes, pois irá desafogar o atendimento das outras unidades da região, levando mais qualidade na assistência à população local”, diz a Secretaria de Saúde.

A UBS é a porta de entrada da rede pública de saúde. Voltada à Atenção Primária, realiza exames, consultas e acompanhamento médico, entrega de medicamentos, troca de curativos e aplicação de vacinas.