05/05/2020 às 17:58

Epig ganha 10 km de asfalto novo

A via apresenta desníveis devido ao grande número de veículos pesados que passam diariamente

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília

Uma das principais vias de ligação do Plano Piloto com as cidades mais situadas à Oeste do Distrito Federal, como Taguatinga e Ceilândia, começou a passar por reformulação de sua massa asfáltica. Fruto da parceria entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)), o recapeamento cobrirá as imperfeições em dez quilômetros de extensão da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

Para o motociclista Amarildo Monteiro, 54 anos, a obra significa um alívio, principalmente, no caso dele que se locomove com um veículo de duas rodas. “Qualquer desnível pode ser fatal para nós motociclista”, explicou. Segundo ele, o maior problema da Epig é desnivelamento causado pelos carros grandes, como ônibus e caminhão.

Observação que o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos, conhece muito bem e afirma que o defeito e vulnerabilidade da pavimentação serão corrigidos no serviço iniciado nesta tarde desta terça-feira (5). “Foi um compromisso do governador, Ibaneis Rocha, feito durante a campanha de arrumar essa via. A Novacap fez o projeto e vamos fazer um trabalho de qualidade que a sociedade merece”, relata Lemos.

Segundo o diretor, a primeira etapa, que visa corrigir pequenas falhas no asfalto da Epig, como buracos e lombadas feitas a partir da deformação causada pelo tráfego, contou com um maquinário de pequeno porte. Foi empregado um trator chamado de Bob Cat capaz de retirar uma camada de até dois centímetros de profundidade de asfalto sucateado. Em seguida, será aplicada uma nova manta de piche.

Mas nesta quarta-feira (6) o serviço contará com um reforço de peso. Um tipo de maquinário com capacidade de atingir uma profundidade maior. “Ela consegue retirar até dez centímetros de asfalto danificado”, explicou Sérgio, que reconhece: “A Epig está muito judiada. Então, uma simples operação tapa-buraco não é suficiente. Tem de recapeá-la”.

Sensação que o auxiliar de limpeza Wilson Gomes dos Santos, 38 anos, tem a respeito daquela via. “Dá para ver que o asfalto está muito ruim. Eu passo aqui direto e sento o carro dar uma balançada por causa do desnível”, avaliou. “Vai ficar do jeito que estão fazendo”, acredita.