09/05/2020 às 12:45, atualizado em 01/08/2021 às 00:43

Após vazamento, auditório de escola é reparado em Sobradinho 

Rachaduras no piso e nas paredes levou Defesa Civil a notificar para a necessidade de intervenção no espaço usado por estudantes e comunidade. Investimento é de R$ 80 mil 

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Quando as aulas puderem ser retomadas na rede pública de ensino do Distrito Federal, os alunos, professores e servidores do Centro de Ensino Fundamental 5 de Sobradinho terão acesso a um auditório reformado e seguro. Um vazamento de água danificou paredes e piso do espaço que é muito demandado por toda a comunidade. Com investimento de R$ 80 mil, a Secretaria de Educação aproveita a condição de isolamento para fazer o reparo. 

Diretor do colégio, Márcio José Costa conta que os danos aconteceram de repente, em fevereiro. “Em um dia, estávamos fazendo uma reunião da Semana Pedagógica no local. No outro, o espaço estava cheio de rachaduras, com a base afundando e teto caindo”, lembra. A Defesa Civil foi acionada e o órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) notificou para a necessidade de obras no local, iniciada naquele mesmo mês. 

Segundo a Secretaria de Educação, houve um vazamento no banheiro que serve o palco do auditório, o que acabou danificando o piso e trincando algumas paredes. Antes de mais nada, a estrutura foi analisada com constatação de que não houve comprometimento. Mesmo assim, foi executado reforço nas fundações. 

O vazamento do banheiro foi reparado, da mesma forma que todas as paredes trincadas. O piso prejudicado foi refeito e totalmente restaurado. Na parte externa, foi realizada a desobstrução da rede de drenagem de águas pluviais e a recomposição da calçada. A execução da obra é garantida pelo contrato de manutenção da pasta, com recursos próprios e está 70% executada. A expectativa é que tudo seja entregue no fim do mês. 

O CEF 5 de Sobradinho recebe 1,3 mil alunos —  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental durante o dia e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. “Temos educação integral e usamos o auditório para atividades de dança, teatro, vídeos. Sem falar no acesso da comunidade. O espaço é muito usado e demandado, inclusive cedido para palestras e ações de outras secretarias. Felizmente, nada mais grave aconteceu e conseguimos fazer os reparos com a escola vazia, sem grandes prejuízo”, diz o diretor da escola. 

Coordenador regional de ensino de Sobradinho, Marco Aurélio, conta que o auditório sempre foi bem cuidado, mas a estrutura sofre pelo tempo, já que a escola tem mais de 40 anos de inauguração. “Tínhamos acabado de instalar sistema de som no forro de drywall e iluminação de LED. É uma escola de excelência, com ótima gestão, bem conservada pela comunidade”, ressalta. 

Ele valoriza a manutenção feita enquanto as aulas estão suspensas em virtude da pandemia do coronavírus. “Mesmo nesse período delicado, a manutenção não parou. Com isso, quando o retorno das aulas for possível, teremos um espaço pronto e seguro para receber alunos, professores, servidores e comunidade, afirma. 

O gestor aponta que o auditório é usado para promoção de eventos que envolvem a família e toda a comunidade, como feiras, festas, prestações de contas e reuniões de pais. “É um espaço onde a educação acontece, transcendendo a sala de aula, levando a outro espaço onde há possibilidade de ir além dos conteúdos, mas chegar à educação por meio de debate, palestra, teatro. É uma estrutura muito importante porque nos permite ampliar o leque de possibilidades em relação à educação”, define.