9/5/20 18:04
Atualizado em 9/5/20 às 18:18

GDF distribui máscaras e álcool em gel para motoboys

Kits foram doados em dois restaurantes do Plano. Junto com os itens de prevenção, uma cartilha com dicas para evitar a disseminação do coronavírus

Duzentos motoboys receberam, na manhã deste sábado (9), kits com álcool em gel, máscaras reutilizáveis e cartilhas, em ações promovidas pelo programa Todos Contra a Covid, do Governo do Distrito Federal (GDF). As doações foram feitas em dois restaurantes do Plano: Xique-Xique, na 708 Norte, e Louca Como Tu Madre, na 306 Sul. Os profissionais receberam, ainda, alimentação oferecida pelos estabelecimentos. No cardápio, carne de sol e galinhada.

Para o entregador Sales Júnior, que está há apenas um mês trabalhando como motoboy, a doação vem em boa hora, já que o número de entregas é crescente e os consumidores estão cada vez mais exigentes. “Estava desempregado e comecei a trabalhar entregando comida e, mesmo não sendo tão caro, o álcool e as máscaras têm um custo. E, neste momento, é hora de levar cada centavo para dentro de casa”, disse. É com o dinheiro que ganha como motoboy que Sales está sustentando a família durante a pandemia.

Há 15 anos trabalhando como entregador em cima de uma motocicleta, Vivaldo Pereira da Costa concorda que a doação “alivia” o bolso. “Os pedidos aumentaram bastante, ‘dá uma aliviada’ no orçamento, mas cada ‘real’ conta. E não podemos deixar de ter esses itens, para a nossa segurança e porque o consumidor exige”, explicou.

Para orientar como esses profissionais devem usar a máscara, o vice-governador Paco Britto – que comanda o programa do GDF -, e sua esposa, Ana Paula Hoff, orientaram os motoboys durante a ação. “É importante usar a máscara, assim você se protege e protege o outro. Não deixe de usar”, pediu Ana Paula ao entregador Robson Sousa, que é recém-chegado à profissão. “Era garçom, mas com o fechamento dos restaurantes, muitos não foram reaproveitados. Então, estou agora na entrega, que é onde está dando”, contou, enquanto ouvia, atentamente, as orientações.

O vice-governador também conversou com os motoboys, um a um, explicando sobre a importância da higienização das mãos e mostrando pontos importantes da cartilha confeccionada pelo programa Todos Contra a Covid com dicas e orientações para o período pandêmico. “O álcool em gel não pode faltar na moto de vocês. Tem que higienizar sempre as mãos e a motocicleta também, é muito importante garantir essa proteção para vocês e para o consumidor para quem vocês vão entregar os alimentos”, destacou Paco.

Primeira motogirl a receber o kit na ação deste sábado, Taíse Helena, é também fruto das demissões do comércio nesta pandemia e novata no serviço de entregas. “Perdi o emprego, trabalhava em restaurante. Eles fecharam e eu não podia ficar parada, foi a forma que encontrei de trabalhar”, contou. Taíse lembrou que as regras para entrega de refeições em condomínios estão bem rígidas e que, sem máscara, o entregador sequer entra na portaria dos prédios. “Ninguém consegue trabalhar hoje sem máscara e sem usar o álcool em gel”, completou.

 

Reconhecimento e reinvenção

Embora o restaurante Xique Xique trabalhasse com entrega antes mesmo da pandemia do coronavírus chegar ao DF, o atendimento ao público nas duas unidades do restaurante sempre foi o carro chefe da casa. “Hoje estamos atendendo às famílias que sempre frequentaram o restaurante, mas de outra forma. E estamos prestando esse serviço por meio dos motoboys”, explicou o gerente da empresa, Édipo Costa.

De acordo com ele, garantir a segurança de todos neste momento é tão importante quanto manter a qualidade da comida que é levada para a casa do cliente. “Os motoboys são hoje a ‘linha de frente’ dos restaurantes, é preciso responsabilidade e a ajuda do governo em doar os itens para eles é muito importante”, destacou Édipo.

A ação do programa Todos Contra a Covid agradou tanto os empresários e motoboys que o gerente da unidade do Xique Xique da Asa Norte garantiu que continuará a ação doando, a partir de agora, as máscaras, o álcool em gel e a refeição para os entregadores.

Já no Louca Como Tu Madre, a empresária Giovanna Maia conta que a pandemia pegou o negócio de surpresa e que foi preciso criatividade e reinvenção para atravessar o momento. “É uma nova gestão, uma nova forma de administrar”, disse. Para driblar a crise, a casa oferece até kit drinks, que tem feito o maior sucesso entre os consumidores. “Percebemos que as pessoas estavam isoladas e carentes, querendo um afago. Então, criamos o serviço de drinks, que são entregues em caixinhas, com taças, copos e as bebidas que cada um escolher”. Sobre a reinvenção nos serviços, Giovanna admite que o feedback vem muito dos próprios entregadores.

 

Cartilha

Aproveitando o momento em que as informações são a arma mais importante na luta contra a Covid-19, o programa do GDF juntou, na mesma cartilha, dicas de cuidados para prevenir a doença causada pelo coronavírus, mas também contra outra doença que tem crescido bastante no DF: a dengue. “São duas guerras importantes que temos que ganhar”, lembrou o vice-governador.

No impresso, dicas de como higienizar as mãos, o uso das máscaras, informações sobre formas de contágio, importância da limpeza da casa e de itens de alimentação. Uma parte, porém, é toda dedicada à instruções de como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de uma série de doenças, entre elas dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

 

Doe para o comitê Todos Contra a Covid

Banco de Brasília (BRB) – 070

Agência: 0027

Conta Poupança: 0027.049528-2

CNPJ: 02.174.279/0001-55

Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental

Galeria de Fotos

GDF distribui máscaras e álcool em gel para motoboys