12/05/2020 às 21:08, atualizado em 13/05/2020 às 15:44

Gama recebe reforço de ações contra o Aedes aegypti

Região Administrativa contabiliza 2.769 casos de dengue

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

As ações da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) contra o Aedes aegypti continuam por todo o DF. Nesta terça-feira (12), o Sanear Dengue, ação da Dival em parceria com as administrações regionais e órgãos como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), percorreu as quadras do Gama para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Além disso, a ação visa conscientizar a população a manter possíveis criadouros de larvas livres de água parada.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, reforçou a importância dessas ações em parceria com outros órgãos, lembrando que “a dengue está com índice alto de contaminação e precisa receber um combate permanente e intenso como está sendo feito pelo governo”. Ele alertou também para a importância de que a população participe e faça a sua parte.

O Sanear Dengue faz parte das ações de rotina e  opera com uma metodologia de trabalho diferenciada e específica para combater a alta incidência do mosquito nas regiões. Além dos profissionais da Vigilância Ambiental, bombeiros e policiais militares estão envolvidos no combate.

O diretor da Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues, ressalta que o trabalho é constante, mas precisa do apoio da população. “O Governo tem feito a sua parte. Estamos trabalhando em diversas metodologias, além de fazermos a visitação de casa em casa e ações conjuntas de rua. Mas, não conseguimos atuar naquilo que o cidadão precisa efetivar como ação diária de cuidado e prevenção à dengue”, declarou.

Além da limpeza e visita às quadras em regiões que concentram a maioria dos casos, também é feita aplicação do UBV pesado (fumacê) pela manhã e tarde. No Gama, foram colocadas mais de 200 armadilhas, que visam interromper o ciclo reprodutivo do aedes. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na última sexta-feira (8), a região contabiliza 2.769 casos da doença.

*Com informações da Secretaria de Saúde