17/05/2020 às 09:34, atualizado em 18/05/2020 às 11:59

Brazlândia, Plano Piloto e Guará ganham pontos de testagem 

É necessário agendar o teste pela internet. O resultado do exame é enviado para o e-mail cadastrado após o usuário autorizar o encaminhamento

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A partir desta segunda-feira (18), Brazlândia passa a contar com um ponto de testagem para a Covid-19, que funcionará na sede da Administração Regional da cidade. Além dessa região, Plano Piloto e Guará ganham, cada um, mais um posto com atendimento por drive-thru: no Terraço Shopping e na Administração Regional do Guará. As alterações ocorrem a partir da avaliação do cenário epidemiológico de infecção pelo novo coronavírus no DF.

Com as mudanças, os moradores do Park Way também poderão agendar o teste no site testa.df.gov.br. Eles serão atendidos nas duas unidades montadas no Guará. O resultado do exame é enviado para o e-mail cadastrado no site após o usuário autorizar o encaminhamento.

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os postos de Águas Claras, Planaltina e Lago Norte deixarão de funcionar. Ao longo das próximas semanas, a Secretaria de Saúde pode promover outras mudanças.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O teste no drive-thru é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. É exclusivo para pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e residam com idosos, e que moram nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado.

A realização do exame não descarta a necessidade de procurar uma unidade básica de saúde na ocorrência de sintomas.

O exame detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF