23/5/20 9:37
Atualizado em 26/5/20 às 9:25

Saiba os dias, horários e locais definidos para distribuição gratuita de máscaras 

Portaria publicada pela Secretaria de Governo cria esquema de entrega dos equipamentos de proteção a pessoas sem condições de adquiri-los

 De uso obrigatório no Distrito Federal como forma de prevenção ao coronavírus, máscaras de proteção são distribuídas gratuitamente pelo GDF, principalmente entre as pessoas que não têm como adquirir o item. Em 15 dias, mais de 365 mil unidades foram doadas em diferentes regiões administrativas. Em portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de sexta-feira (23), a Secretaria de Governo definiu dias, horários e locais para essas pessoas poderem obter o equipamento.

A portaria nº 21, de 22 de maio de 2020, especifica onde será feito o fornecimento de máscaras laváveis e reutilizáveis à população. Conforme determina o texto, os itens serão entregues somente a quem não tenha condições de acesso, sendo o estoque limitado à quantidade máxima de duas unidades por pessoa.

A distribuição será feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas sedes das administrações regionais e nos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Quando estiverem autorizados a abrir, também serão pontos de distribuição os locais de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) — como as unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado (Crea).

Além disso, permanece o fornecimento itinerante em locais estratégicos com maior circulação de pessoas em todas as cidades. A medida segue o planejamento e o cronograma definidos por diversos órgãos e instituições, nos eixos segurança, fiscalização e prestação de serviços públicos. Os itens também poderão ser entregues durante atividades de combate à disseminação do coronavírus, como na execução do programa Sanear-DF.