29/05/2020 às 12:42

Mais de 18 mil cidadãos de regiões vulneráveis foram testados

A Estrutural continua sendo a região com mais registros da doença na Testagem Itinerante

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Em sete dias, a Secretaria de Saúde já testou 18.058 brasilienses residentes das regiões mais vulneráveis do Distrito Federal e confirmou a Covid-19 em 901 pessoas. A Testagem Itinerante ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em pontos determinados (veja a arte no final da matéria). Somente nessa quinta-feira (28), 2.843 testes foram feitos e detectaram o novo coronavírus em 155 cidadãos.O objetivo da ação é identificar o coronavírus Sars-CoV-2 nas áreas mais remotas do DF, em pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado. A Estrutural registrou, em quatro dias, 320 confirmações positivas para a Covid-19, sendo a região com mais registros na ação itinerante. Nessa quinta-feira (28), a região teve 71 detecções. O Itapoã registrou 24 casos, São Sebastião apresentou 18, a Capoeira do Bálsamo (Lago Norte) teve 17 positivados, Mestre Darmas, 12, Água Quente (Recanto das Emas), 7, e Vale do Amanhecer, 6.

Início

As ações da Testagem Itinerante começaram no dia 20 de maio, tendo como meta expandir a aplicação dos testes rápidos para os locais que não foram alcançados pelos postos de drive-thru. A iniciativa prevê, ainda, a distribuição de máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal à população, além de reforçar as orientações quanto às medidas de prevenção. A expectativa é atender 27 locais do Distrito Federal até o dia 6 de junho.

Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.

Balanço

A região da Cobra Coral foi a única que não teve detecção da doença durante a ação. O Varjão teve apenas um caso. Depois da Estrutural, São Sebastião registrou 85 casos; Sol Nascente e Itapoã, 79; e Vila Cauhy (Núcleo Bandeirante), 67.

O Condomínio Porto Rico apresentou 53 detecções da doença; Morro do Macaco (Samambaia), 46 positivos; Posto Fercal, 30; Pôr do Sol detectou 23 casos; Córrego do Arrozal e Vila São José (Vicente Pires) tiveram juntos 22 positivos. Os menores registros foram no Engenho das Lages (4), Vila Telebrasília (2) e Brazlândia (2).

*Com informações da Secretaria de Saúde