04/06/2020 às 08:57

Quase 26 mil brasilienses de áreas vulneráveis fizeram o teste para a Covid-19

Testagem itinerante já passou por 35 áreas das sete Regiões de Saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A testagem para a Covid-19 nas áreas urbanas e rurais das Regiões Administrativas do Distrito Federal continua ocorrendo de segunda a sexta-feira em pontos específicos seguindo uma programação semanal. Nessa quarta-feira (3), a Secretaria de Saúde fez 2.392 testes rápidos e identificou o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em 186 pessoas. A Estrutural foi, novamente, a região com mais detecções: 54 casos de um total de 280 exames. São Sebastião fez 499 testes e confirmou 37 infecções.

Duas áreas da zona rural do Paranoá receberam, pela primeira vez a testagem. Na Escola Classe Jardim II, foram feitos 143 testes que identificaram a Covid-19 em dois cidadãos. Já na Escola Classe Cariru, 13 moradores da região testaram positivo. A ação também ocorreu, de forma inédita, no Setor P Sul, em Ceilândia, em Arniqueira, no Assentamento 26 de Setembro, em Taguatinga e no Núcleo Rural Monjolo, no Recanto das Emas. Nessas áreas foram testados 1.325 habitantes e identificado o coronavírus em 80 testes.

Objetivo

A testagem itinerante tem como objetivo identificar a Covid-19 nas áreas mais remotas do DF, em pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado. A ação ocorre  nos locais que não foram alcançados pelos postos de drive-thru. Durante as ações, máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal são distribuídos à população. Além disso, as equipes da Secretaria de Saúde reforçam as orientações quanto às medidas de prevenção.

Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.

Balanço

Ao todo, desde o início da ação, 25.971 brasilienses, das regiões consideradas vulneráveis, fizeram o exame cujo resultado foi positivo em 1.555. A Estrutural, que começou a testagem em 25 de maio, já testou 3.132 moradores e 555 estavam com a Covid-19. São Sebastião recebeu o maior número de testes (3.881) e identificou o coronavírus em 184 pessoas durante esta ação.

A região da Cobra Coral foi a única a não registrar a doença durante a ação ocorrida em 22 de maio. Os menores números de testes positivos foram observados no Varjão (1), Vila Telebrasília e Escola Classe Jardim II, com dois em cada, no Paranoá, e Engenho das Lages (4).

Veja os dados completos:

A testagem itinerante ocorre de segunda a sexta-feira nas seguintes localidades: