05/06/2020 às 16:39, atualizado em 05/06/2020 às 17:53

Estradas rurais de São Sebastião recebem melhorias

Produtores locais abastecem o DF e escolas públicas da região

Por Gizella Rodrigues | Edição: Isabel De Agostini,, da Agência Brasília

O estado de conservação das estradas rurais do Assentamento 15 de Agosto, em São Sebastião, vinha causando prejuízo para as famílias dos 54 produtores que vivem na região. Os buracos nas ruas de terra do local dificultavam o escoamento da produção diária dos agricultores que produzem toneladas de hortaliças, frutas e vegetais. Mas o trabalho da administração regional de São Sebastião vai acabar com o problema.

Duas máquinas da administração (uma patrola e uma pá carregadeira) e três caminhões de apoio são usados para recuperar as estradas rurais desde segunda-feira. Um trecho de cerca de três quilômetros de vias será patrolado, o que vai melhorar o trânsito de carros e caminhões no local.

Melhoria das estradas favorece produtores rurais que abastecem o DF. Foto: Divulgação

“Estamos trabalhando nas ruas que saem das chácaras e acessam a estrada principal do assentamento, que é um importante polo de produção rural da cidade”, afirma o administrador de São Sebastião, Alan Valim. “Sempre fazemos manutenção nessas estradas, mas as últimas chuvas causaram muitos estragos”, ressalta.

Das propriedades do assentamento saem, diariamente, as verduras consumidas pelos alunos de 24 escolas públicas de São Sebastião. Os produtores também fornecem alimentos para a Secretaria de Agricultura e participam de um programa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Assim, fazem entregas diárias no banco de alimentos da Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa). Durante a pandemia do novo coronavírus também vendem seus produtos em Luziânia. “Os caminhões, carregados de produtos, mal conseguiam passar”, conta a presidente da Associação de Produtores do local, Michelly de Matos.

Se caminhões tinham dificuldades para transitar nas estradas rurais, imagine carros pequenos. Michelly, como outras mulheres produtoras, monta cestas de alimentos orgânicos e faz entregas no próprio carro. “Era calota arrebentada, peito de aço (a grade que protege o motor) danificado”, diz. Michelly reclama ainda da dificuldade de alguns clientes, que buscavam seus produtos na casa do produtor, terem acesso ao assentamento. “Eles não queriam mais vir e tivemos que aumentar os custos para fazer a logística de entregas. E não tem como aumentar o preço, estávamos tendo prejuízos.”

Outros núcleos rurais

A administração de São Sebastião intensificou a recuperação de estradas rurais da cidade, na semana passada, com apoio de máquinas na Secretaria de Agricultura e do GDF Presente. Assim, as equipes trabalharam para acabar com os pontos de atoleiro no Núcleo Rural Aguilhada que atrapalhavam a passagem de veículos, inclusive de ônibus escolares.

Os servidores também recuperaram um percurso de 15 quilômetros da estrada do Núcleo Rural Cavas, atendendo uma demanda dos produtores rurais da região que também usam a estrada para escoar mercadorias.