Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
07/06/2020 às 10:18, atualizado em 08/06/2020 às 12:07
Para ressaltar a importância da coleta seletiva no DF, personagem do SLU produz vídeos com vários ritmos musicais
Se você perdeu o SLUFlix, saga do personagem do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que tenta conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo do Distrito Federal, não se preocupe. O Recicléverton produziu dez vídeos com diversos ritmos musicais que ressaltam a importância da reciclagem na capital.
As aventuras do super-herói acontecem, em sua maioria, dentro de casa, devido à pandemia do novo coronavírus. Papel, metal, plástico, entre outros elementos, se misturam com forró, funk, heavy metal, rap, reggae, rock e sertanejo, criando sons e poesias. “A situação atual dificultou um pouco a captação de imagem nas ruas, mas montei um miniestúdio em casa para fazer as filmagens”, conta Jonathan Silva, intérprete de Recicléverton.
O ator, músico e videomaker ressalta que, principalmente por causa da Covid-19, é importante reforçar o descarte correto de resíduos possivelmente contaminados. “Temos que ter cuidado não só com a gente, mas com os garis e catadores”, destaca Jonathan, que também é formado em cinema e mídias digitais.
Equipe de criação
A criação do roteiro fica por conta de Jonathan e de seu colega de trabalho da assessoria do SLU, o estudante de audiovisual da Universidade de Brasília (UnB) Layo Stambassi. “Crio o ritmo musical e a letra inicial com o estagiário”, conta. “Algumas vezes, há necessidade de fazer pesquisas sobre os temas que vamos abordar”.
Responsável pela supervisão do trabalho, o coordenador de produção digital Adriano Wambier lembra que a ideia dos vídeos musicais tem o objetivo de alcançar seguidores jovens. “Após estudos, percebemos que o nosso público é mais velho”, explica. “Para conquistar outras pessoas, investimos em filmagens mais curtas, leves e humorísticas”.
Os vídeos duram entre dois e três minutos. A meta, de acordo com Wambier, é continuar lançando filmagens que informem a população sobre a coleta seletiva do GDF, precisou ser interrompida devido ao coronavírus. Este mês, o governo local autorizou a retomada das atividades, desde que as empresas e cooperativas apresentem um plano de segurança.
As filmagens são publicadas uma vez por mês ou a cada 15 dias. A divulgação das produções é feita pelas redes sociais do SLU: Facebook e Instagram. Para conferir outros vídeos do SLU, acesse o canal do YouTube.