08/06/2020 às 10:39, atualizado em 08/06/2020 às 10:47

Menos 500 toneladas de lixo nas ruas de todo o Guará

Encaminhada por meio da Ouvidoria e orientada pelas informações do mapeamento, demanda resultou na criação de uma força-tarefa de limpeza

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação do Guará

Só na primeira semana deste mês, o GDF Presente, por meio de parceria com a Administração Regional do Guará e o Polo Central, recolheu 500 toneladas de lixo das vias públicas da cidade. O serviço concentrou a limpeza em áreas críticas, a partir de informações encaminhadas pela comunidade à Ouvidoria e pelo mapeamento feito pelas equipes de manutenção e conservação da regional.

“Com o reforço do Polo Central, conseguimos atender [as demandas da população] de forma ampla e com maior celeridade”, afirma a administradora do Guará, Luciane Quintana. “O problema do lixo é crônico e a conscientização dos moradores é fundamental.”

Além do mau cheiro, os entulhos descartados de forma irregular podem atrair animais peçonhentos e servir de ameaça à saúde pública. Em 2019, em parceria com o a Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Administração Regional do Guará lançou o projeto #guarásemlixo, para conscientização da comunidade sobre os cuidados corretos no descarte.

Ações de limpeza

Outra iniciativa foi o projeto Guará em Ação, que intensificou o atendimento à população nas demandas de limpeza, tapa-buraco, poda e roçagem ,entre outras solicitações de manutenção na região em que o gabinete itinerante passava. Também foi firmada parceria com uma empresa especializada na coleta de vidros.

A Administração do Guará também firmou parceria com uma empresa especializada em coletar vidros. O ponto de recolhimento do projeto está instalado em frente à sede do órgão. No interior do prédio, uma caixa de recolhimento de lixo eletrônico e outra para óleo de cozinha utilizado pelo Biguá, da Caesb, também integram as medidas de redução de lixo nas ruas.

Podem ser descartados garrafas de bebida em geral, potes de alimento, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, copos e taças de vidros. Não devem ir para descarte vidro plano (janelas), espelhos, utensílios de cerâmica, porcelana, pirex e similares, lâmpadas e blindex.

O Guará também é uma das regiões administrativas que possuem o papa-entulho. O local é preparado para receber diariamente, por pessoa, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa-d’água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis, vasos, sofás, etc.) e restos de podas. O papa-entulho do Guará está situado na área do Cave, próximo à estação do metrô Feira, e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também disponibiliza o calendário de coleta para cada região.

Para solicitar os serviços de manutenção, basta ligar para o número 162, gratuitamente, ou registrar o pedido pelo site da Ouvidoria.

 

 

 

 

* Com informações da Assessoria da Administração do Guará