09/06/2020 às 09:32, atualizado em 09/06/2020 às 10:03

EPVL em ritmo intenso de conclusão de obras

DER complementa os trabalhos de recuperação da estrada parque, com recapeamento em três pontos da região

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Trabalhos levarão mais segurança à região, por onde circulam aproximadamente 40 mil veículos por dia | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Depois de reformar os 3km da Estrada Parque Vale (EPVL / DF-087), também conhecida como Pista do Jóquei, o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) colocou novamente suas equipes e maquinários para complementar a obra.

Estão sendo feitos serviços de recapeamento em três pontos: o balão de acesso e a pista inferior do viaduto, no entroncamento da Pista do Jóquei com a Cidade Estrutural, e as alças de ligação entre o Jóquei e a Via Estrutural. Esses trabalhos, segundo o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante, são executados por administração direta, ou seja, com a força de trabalho e equipamentos do próprio DER.

“Esses trechos, que fazem conexão com a pista do Jóquei, reformada no ano passado e concluída no início deste ano, não foram contemplados no contrato anterior; então, demos continuidade agora”, explica o superintendente.

Pela região, contabiliza Cristiano, passam diariamente cerca de 40 mil veículos. Muitos são moradores de Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e de Vicente Pires. “Essas obras trarão mais conforto para eles e, principalmente, mais segurança”, destaca.

Acesso ao comércio

Em outra frente de serviço fora do âmbito da pista do Jóquei, uma empresa contratada pelo DER iniciou a construção do acesso, para quem trafega no sentido Taguatinga, ao comércio situado à margem da Via Estrutural. Ali há supermercado, postos de gasolina e concessionárias. O ponto em que o retorno foi aberto fica entre os balões de entrada para a Cidade do Automóvel e a Cidade Estrutural.

Com isso, o motorista que trafegar pela Via Estrutural e quiser acessar o comércio à margem dela agora economizará quase 1km. O trajeto inverso, para quem quer acessar a Estrutural, também poderá ser feito pelo mesmo desvio que está sendo construído. “Vai facilitar muito a vida de quem trabalha aqui”, vislumbra o técnico de segurança eletrônica Raílson Faustino, 39 anos.

Recuperação das pistas

Entre maio de 2019 e março deste ano, o DER executou a recuperação das pistas do Jóquei. A obra custou R$ 6,2 milhões. Os trabalhos compreendem restauração de 3 km de asfalto; colocação de meios-fios, gramado e construção de calçadas no canteiro central; sinalização horizontal (pintura das faixas de rolamento e de passagem de pedestres) e vertical (instalação de placas); readequação geométrica dos balões e criação de faixa de aceleração e desaceleração no retorno da via.