09/06/2020 às 15:23, atualizado em 09/06/2020 às 15:55

Recanto das Emas recebe serviços do GDF Presente

As ações serão nas áreas rural e urbana e irão até a próxima segunda-feira (15)

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Isabel De Agostini

As regiões urbana e rural do Recanto das Emas recebem os reforços do GDF Presente nesta semana. O Polo Sul do programa está executando recolhimento de entulho, recuperação de estradas vicinais, instalação de manilha para água pluvial. Os trabalhos permanecem até a próxima segunda-feira (15) com parceira do parque de serviços da administração, máquinas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital e servidores do Polo.

A expectativa da Administração Regional do Recanto das Emas é de recuperar mais de 50 quilômetros de estradas rurais. O administrador da RA, Carlos Dalvan, explicou que a cidade tem uma extensa área rural, com aproximadamente 187 quilômetros. Comparando é quase a distância de Brasília à cidade de Goiânia/GO. “Fazemos um trabalho constante de manutenção desses pontos, mas tem horas que é preciso de reforços para conseguir dar conta de todas as demandas”, disse Dalvan referindo-se a parceria do GDF Presente.

A Expectativa é recuperar 50 quilômetros de estradas na área rural. Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Núcleo Rural Monjolo

Além da manutenção, patrolamento, tapa buracos, a rua 3 no Monjolo recebe instalação de manilhas hoje (9), a previsão para finalizar os serviços é de três dias. São locais críticos mapeados pela administração com histórico de acúmulo de água e erosão no período chuvoso.

No início deste ano, o volume de chuva castigou essa via, a situação era péssima, intransitável. Os moradores relataram que até a máquina de patrola atolava enquanto fazia a manutenção no período de chuva. O manilhamento serve para eliminar o acúmulo de água canalizando e direcionando para o curso do córrego Monjolo, com a obra 100 famílias serão beneficiadas.

O agricultor familiar Nilson Gomes relatou que há mais de 5 anos a comunidade da rua reivindica essa melhoria e quando chovia ficavam ilhados. “Ficava intransitável a estrada, nem era preciso passar por dentro da propriedade dos outros para locomover” disse o agricultor. O coordenador do Polo Sul do programa GDF Presente, Germano Guedes, pontuou a questão do transporte escolar, “quando as aulas voltarem, não teremos o transtorno dos ônibus não passarem pela rua”.

Núcleo Rural Casa Grande

Outra demanda antiga era a recuperação das vias do Casa Grande, inclusive, passou por cuidados da comunidade que executavam os serviços na medida do possível com maquinário de um dos moradores. Neste primeiro momento, 18 quilômetros passarão por manutenção, até a próxima segunda-feira (15).

Desde 2017, nenhuma intervenção efetiva era feita, contou o veterinário Francielio Félix, acrescentou ainda que a em certos pontos da estrada o transporte escolar quase não passava. “Na última rua, o motorista do ônibus só entrava porque é guerreiro para buscar as crianças”. A administração se empenha em proporcionar boas condições de tráfego aos moradores e encaminha o caminhão pipa três vezes por semana para molhar as estradas.

Entulho

Por semana, 250 toneladas de lixo, entulhos e inservíveis são retirados das ruas do Recanto da Emas, o número dobra quando as equipes GDF Presente reforçam o serviço. De acordo com a administração o combate ao descarte irregular é feito com conscientização da população, principalmente na questão sobre a proliferação do mosquito da Dengue e outras doenças.