21/06/2020 às 15:48, atualizado em 21/06/2020 às 15:56

Copa do Mundo de 1970 é celebrada no Arena Drive-in

Evento que teve a exibição do documentário “O Mundo a Seus Pés” reuniu o GDF e a Embaixada do México

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Setur-DF

O Drive-in surgiu como uma alternativa para a nova realidade que a pandemia causada pela Covid-19 impôs. Foto: Divulgação/Setur-DF

A 9ª edição da Copa do Mundo, realizada no México em 1970, foi histórica e permanece no imaginário dos fãs de futebol. A final entre Brasil e Itália, e o time que tinha Pelé, Jairzinho, Rivellino, Tostão e Gerson, entre outros talentos, é uma unanimidade. Para relembrar o evento, que comemora 50 anos em 2020, a Embaixada do México e a Arena Drive-in Multicultural promoveram neste domingo (21) a exibição do documentário O Mundo a Seus Pés para as pessoas assistirem de dentro dos carros.

O Drive-in surgiu como uma alternativa para a nova realidade que a pandemia causada pela Covid-19 impôs. Até pouco tempo, Brasília abrigava o único Cine Drive-In da América Latina. E agora essa atração tem se multiplicado. Diante da realidade, a Arena BSB dedicou o estacionamento do Ginásio Nilson Nelson para exibição de filmes.

“Quero, em primeiro lugar, agradecer ao nosso embaixador do México. Saúdo todo o povo mexicano. Completamos agora 50 anos do tricampeonato e, com certeza, a calorosa acolhida ao povo brasileiro naquele momento nos traz uma grande alegria. Meu carinho ao povo mexicano nessa data que comemoramos aqui em Brasília”, disse o governador Ibaneis Rocha no início do evento, por meio de um vídeo. Os jogadores Pelé, Rivellino e Gérson também enviaram uma mensagem por vídeo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Para a secretária de Turismo Vanessa Mendonça, o Brasil viveu seu auge com o tricampeonato no Estádio Azteca e a conquista não foi só dos brasileiros, mas também da imensa torcida mexicana. “Brasileiros e mexicanos são povos irmãos não só pela lembrança da festa que fizeram em 1970. É mais do que a torcida, do que o encanto do futebol. É representatividade. De alguma forma, os povos de Brasil e México se veem um no outro. Na pluralidade, no calor humano, na maneira como encaram a vida”, disse. E complementou sobre a importância da atuação do GDF em parceria com a iniciativa privada. “Mais do que nunca precisamos inovar para continuar a exercer as nossas atividades, no entanto de uma forma diferente.”

O embaixador do México, José Ignacio Piña Rojas, explicou que a iniciativa da Embaixada tem como intuito se unir ao Brasil na comemoração da vitória de 1970 e homenagear o jogador Pelé, que completa 80 anos. “Ao comemorar o cinquentenário, desejamos destacar a importância do futebol e do esporte como parte da nossa cultura, como uma manifestação que une os povos. Agradecemos o GDF pelo apoio nesse evento”, afirmou.

Feito inédito

“É uma honra rememorar esse feito inédito, que nos tornou o pais do futebol. Essa seleção nos trouxe feitos de diversas naturezas e tinha um objetivo comum e um time coeso. O nosso país pode aprender com essa lição e com o nosso passado. A pandemia reduziu o nosso evento, mas fizemos questão de fazer algo. Não podíamos deixar essa data passar em branco”, disse o diretor-presidente da Arena BSB, Richard Dubois.

A deputada federal Paula Belmonte reforçou que a união e solidariedade serão fundamentais no momento atual. “Precisamos valorizar as nossas conquistas. Isso desperta a responsabilidade, pertencimento e patriotismo”, disse no evento. Júlia Lucy, deputada distrital, complementou: “Tenho certeza que ninguém imaginava comemorar essa data dentro de carros, mas a vida é assim e coloca desafios para a gente superar. E superação é uma marca dos brasileiros”, finalizou.

*Com informações da Secretaria de Turismo