02/07/2020 às 19:34, atualizado em 02/07/2020 às 19:58

GDF Presente recupera 23 quilômetros de estrada em Samambaia

Programa também recolheu 140 toneladas de inservíveis jogados indevidamente no Itapoã

Por Jéssica Antunes e Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Jardon

Moradores do Núcleo Rural de Samambaia agora podem andar com mais facilidade. Nesta quinta-feira (2), equipes do Polo Oeste do GDF Presente chegaram à marca de 23 quilômetros de estradas recuperadas com patrolamento, cascalhamento e terraplanagem. Além disso, outra estrada rural foi melhorada no Lago Oeste, um lixão irregular foi extinto no Itapoã e quase 300 toneladas de restos de podas de árvores também foram recolhidas em cinco pontos do DF.  

“A estrada estava bem deteriorada, não tinha manutenção havia dois anos”, conta o morador, Humberto Cassimiro, de 50 anos. “A gente pelejava. Era muito difícil vir melhoria. Agora melhorou. Jogaram bastante material. A ação tem que ser contínua para porque sempre tem movimento e trânsito de pessoas”, afirma.  A previsão é que os últimos dois quilômetros sejam executados nesta sexta, quando o mutirão na cidade será encerrado.

Administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires lembra da orientação do governador de que as ações do Estado devem olhar por quem mais precisa. “Os moradores da área rural nos procuraram alegando a dificuldade no acesso às suas chácaras e prontamente encaminhamos nossas equipes e a força-tarefa do GDF Presente para executar o serviço”, revela. 

Fim do lixão no Itapoã

O GDF Presente recolheu 140 toneladas de inservíveis que transformavam uma área em um grande lixão irregular no Del Lago, no Itapoã. A ação é uma das melhorias que o programa levou à região nesta quinta, que incluíram instalação de meios-fios e novas sinalizações. 

A cidade recebe os cuidados do Polo Leste do GDF Presente com ações de manutenção, reparos e instalações realizadas em parceria com Departamento de Trânsito (Detran-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Companhia Energética de Brasília (CEB). 

Nesta quinta, dez caminhões basculantes de inservíveis foram recolhidos na quadra 202 do Del Lago. O lixão irregular extinto tinha cerca de mil metros quadrados e 140 toneladas de inservíveis, descartados pela própria população em local indevido. Administrador Regional do Itapoã, Marcus Cotrim diz que tem se reunido com lideranças comunitárias e feito campanhas de conscientização. 

“São muitas as dificuldades que essa sujeira traz para toda a cidade: bocas de lobo entupidas, cidade feia, disseminação de doenças”, aponta o gestor. Ele considera incomensurável o apoio do GDF Presente para esta e outras soluções de demanda da região. “Percebemos a diferença de cara”, valoriza. 

Os meios-feios da Avenida do Murano, com 12 quilômetros de extensão, receberam pintura nova. Na Avenida Brasil, foram instalados 400 metros de guias de calçadas na via de acesso ao Fórum Desembargadora Maria Aparecida Fernandes da Silva. A via também começou a receber reforço na iluminação pública. 

Com a pavimentação perto do fim, cinco quilômetros de estrada que liga até a Rota do Cavalo ganharam sinalização e novas faixas de pedestres. Neste ano, já houve a marcação de 70 lombadas e 36 placas de sinalização foram instaladas pelo órgão na cidade. O vigilante Leonilson Andrade, 53 anos, relatou que a cidade precisava de atenção. “Depois de muitos anos, o GDF está trazendo melhorias de iluminação, limpeza, pavimentação. Tudo isso é muito importante”, observou o vigilante. 

Parceria com a comunidade

A parceria da Administração Regional de Sobradinho II, GDF Presente e comunidade local proporcionou a manutenção de estradas rurais na Rua 00 do Lago Oeste. Um grupo de moradores se mobilizou para conseguir expurgo de brita licenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A região está em duas áreas de proteção ambiental, o Parque Nacional e a Reserva Biológica da Contagem, e, por isso, há exigência do material que não contamina o solo.

Os trabalhos começaram nesta quinta-feira (2) e vão levar melhorias a cinco quilômetros de vias, que recebem material e passam por compactação. O processo reduz a poeira e dá conforto aos moradores, especialmente em período de seca. 

A solicitação chegou à Administração Regional no início de junho e a presença do programa na cidade agilizou o atendimento da demanda. A produtora rural Lívia Teobaldo da Silveira, 37 anos, faz parte do grupo de moradores mobilizados. De acordo com ela, o serviço já havia sido executado em outros pontos do Lago Oeste, mas, em razão das reservas e pela falta de material licenciado, não chegava até a vizinhança. 

“Adquirimos o material. Em contrapartida, o GDF buscou e fez o serviço. Temos que parar de esperar só o Estado fazer se podemos contribuir. Por quê não?”, disse a produtora rural. Esse é só mais um exemplo como a parceria entre governo e população consegue expandir a atuação e levar melhorias.  

Para o administrador regional, Osmar Felício, a união foi essencial para melhorar a vida da comunidade. “É uma região com pequenos produtores, granjas, pomares, hortifrutigranjeiros, então o escoamento de produção depende dessa estrada que, por sua vez, precisa de cuidado especial por ser área de proteção ambiental”, 

Recolhimento de lixo verde

Quase 300 toneladas de lixo verde foram recolhidas em cinco pontos nesta quinta-feira. O Polo Central Adjacente I encheu 20 caminhões basculantes com capacidade de 14 toneladas cada com galhos, caules e folhas podadas. Na Vila Telebrasília, o trabalho atendeu a um pedido de erradicação de ficus benjamina

As árvores, em volta de um campo sintético, têm raízes volumosas e crescem para todos os lados.  Morador da região há mais de 30 anos, o comerciante André Silva conta que as raízes chegaram à rede de esgoto e danificaram os banheiros, meios-fios e asfalto.

Na Vila Planalto, 84 toneladas foram retiradas dos arredores da Unidade Básica de Saúde 3 da Asa Norte, levando um ambiente mais claro e seguro para pacientes e funcionários que frequentam o local. 

As equipes do GDF Presente recolheram o material deixado pela CEB, que retirou galhos da rede elétrica no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), na 913 Sul, Também foram podadas e limpas áreas do Lago Norte e da Base Aérea, na região do aeroporto.