09/07/2020 às 19:08

Alça de acesso ao Balão do Torto será interditada por 45 dias

O bloqueio será realizado para a execução dos serviços de terraplenagem e pavimentação no local

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) vai interditar, a partir das 9 horas deste sábado (11), a alça de acesso ao Balão do Torto para quem vem da ponte do Bragueto. Este bloqueio, que deve durar aproximadamente 45 dias, deve-se ao avanço das obras da Ligação Torto-Colorado, que agora entrarão na fase de terraplenagem e pavimentação no trecho do Balão do Torto.

Neste período os motoristas terão que fazer o percurso pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia / DF-003) até o retorno no viaduto do Taquari e retornar pela pista nova, conforme abaixo:

Nessa etapa da obra o objetivo é fazer a ligação da 3ª pista da DF-003 com a rodovia DF-007, cujo trânsito no sentido Sobradinho-Brasília passará sobre os dois viadutos novos no Balão do Torto em direção à ponte do Bragueto.

“Após esses trabalhos, serão realizadas a estrutura do pavimento, o revestimento asfáltico, a sinalização viária e os dispositivos de drenagem pluvial nessa área. Todo o serviço ali deverá ser concluído no final de agosto deste ano”, informou o superintendente de obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante.

Entenda a obra

O encabeçamento de dois viadutos na área do Balão do Torto, que serão responsáveis pelo direcionamento do fluxo de veículos da pista nova implantada para o centro de Brasília, faz parte da obra da Ligação Torto-Colorado, que já atingiu 98% de conclusão total dos serviços. Por ali trafegam, diariamente, aproximadamente 50 mil veículos.

Iniciada em 2014, a obra do LTC conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER-DF já finalizou as demais não etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meio-fio e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.

Em setembro de 2019 parte da obra foi parcialmente liberada com três pistas de rolamento em cada sentido, inutilizando a operação de reversão de trânsito que acontecia no local no horário de pico da manhã.

A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN) aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

 Novo viaduto

Para a finalização do LTC, está em andamento também a construção do viaduto na ligação Torto-Colorado. O trabalho nesta obra de arte especial já chegou a 50% dos serviços concluídos.

Já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas, que é o apoio da laje. Atualmente os trabalhos estão na fase final de produção das vigas de concreto armado e na fase estrutural do viaduto. A próxima ação será o levantamento e instalação dessas vigas.

Na sequência será realizada a construção do tabuleiro da ponte – por onde circulam os veículos, o encabeçamento e a pavimentação asfáltica do viaduto, a instalação de guarda-corpos e, por fim, a sinalização horizontal e vertical.

A obra neste viaduto conta com a força de trabalho de 80 operários e está prevista para ser concluída em outubro deste ano.

 

*Com informações DER