Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
22/07/2020 às 13:20, atualizado em 22/07/2020 às 16:47
Com orçamento de quase R$ 40 milhões, trecho ganhará malha de concreto rígido, garantindo maior durabilidade da via e segurança
Projeto de pavimento de concreto rígido para as seis faixas da Estrutural, uma das mais importantes vias de ligação da região oeste do Distrito Federal, com o Plano Piloto, está perto de sair do papel.
É o que garante o diretor-geral do Departamento de Estrada e Rodagem do Distrito Federal, Fauzi Nacfur. Segundo o gestor, as obras orçadas em R$ 38 milhões serão realizadas com recursos da Terracap. Se tudo der certo, os trabalhos começam em 90 dias.
“O repasse do dinheiro foi aprovado nesta quinta-feira (16) pelo conselho da Terracap”, diz o chefe do DER. “Essa semana mesmo a gente ajusta o orçamento e começa o processo licitatório de restauração de toda a via da Estrutural. Esperamos que, em três meses, no máximo, estamos começando as obras”, planeja.
Conhecida popularmente como Estrutural, a Estrada Parque Ceilândia (EPCL), é um dos principais elos de ligação entre cidades como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia, Cidade Estrutural e até Águas Lindas de Goiás. São quase 24 km de trecho de ida e volta da rodovia DF-095 que, ainda este ano, serão substituídos de malha asfáltica, por concreto rígido.
Mais moderno, resistente e com durabilidade maior, 20 anos de resistência, pelo menos, garante especialistas, o material também dará mais segurança aos motoristas e pedestres.
“A via está totalmente deteriorada e tem uma importância muito grande porque liga milhares de pessoas ao Plano Piloto. É mais uma opção e é uma opção boa porque é uma via rápida”, avalia Fauzi. “É uma obra com duração estimada de um ano”, estima. Somente dois locais em todo o Distrito Federal contam com as faixas de concreto rígido.
A faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), com 12 km de extensão e a faixa exclusiva do BRT Sul, com extensão de 1,2 km, no momento passando por essa revitalização.
Segundo dados do DER, cerca de 120 mil veículos passam por dia pela DF-095, enfim, a famosa, Estrutural. Para o presidente da Terracap, Izidio Santos, a parceria entre a Terracap e o DER, visa desenvolvimento do DF.
“É uma forma de promover o progresso da nossa cidade com a venda dos lotes realizados pela Terracap”, destaca. “O concreto rígido é um material que dura de três a quatro vezes mais do que o asfalto normal e vai promover a segurança e o conforto dos usuários”, reforça.