Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/09/2020 às 21:51, atualizado em 18/04/2024 às 12:58
Resolutividades de demandas da população chegam a até 96%; preparo para as chuvas são as prioridades
O atendimento às demandas da população feitas na Ouvidoria (www.ouvidoria.df.gov.br) do Governo do Distrito Federal (GDF), seja pela internet ou pelo 162, esteve entre as prioridades do GDF Presente esta semana. O programa que promove a reestruturação das regiões administrativas fechou esta sexta-feira (11) com dezenas de bocas de lobo desobstruídas e centenas de toneladas de entulhos recolhidas na Cidade Estrutural, no Riacho Fundo II, em Samambaia, em Sobradinho II, em Águas Claras, no Paranoá e no Lago Sul.
Desde 1 de janeiro de 2020, o canal de atendimento ao cidadão já recebeu 5.608 pedidos de tapa buraco em vias públicas, 3.474 de recolhimento de entulhos e 1.231 de limpezas de bocas de lobo em todo o Distrito Federal. A resolutividade dos pedidos encaminhados pela Ouvidoria – e que o próprio cidadão retorna informando que o problema foi resolvido – chegam até a 96%, em alguns casos, e ultrapassa a casa dos 50%, na maioria deles.
No Riacho Fundo II, a ação conjunta do GDF Presente com a administração regional recolheu 251 toneladas de entulho nas ruas, estradas e áreas públicas. “Foram nove caminhões, uma patrola, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e aproximadamente 20 pessoas empenhadas em dar uma resposta rápida às necessidades levadas pela população à Ouvidoria e em conversas com a administração”, conta o administradora regional Ana Maria da Silva. Até a semana passada, a região teve atendidos 92% dos pedidos de tapa buraco, 96% do recolhimento de entulhos e 57% da limpeza de bocas de lobo solicitadas à Ouvidoria.
Morador do Caub I, Wilderson Nunes da Silva se surpreendeu ao sair de casa nesta sexta-feira (11) e ver que o pedido que fez à Ouvidoria pelo 162 foi atendido. ” Hoje tive uma surpresa com vários caminhões e máquinas fazendo retirada de lixos e entulhos jogados nas vias públicas. Agradeço muito pelo trabalho, que evita o foco de dengue, ratos e deixa a cidade limpa” comenta.
Para fazer uma reclamação, elogio ou pedido ao GDF os moradores devem acionar a Ouvidoria pelo telefone 162, pela internet no site www.ouv.df.gov.br ou pelo aplicativo e-GDF no menu Ouvidoria ou Cidades. Feito isso, é acompanhar as providências que serão tomadas pelos órgãos competentes.
Bueiros entupidos
O grande desafio do governo antes da volta das chuvas tem sido o frequente descarte de entulhos e inservíveis em locais inadequados. As bocas de lobo, inclusive, são os principais alvos de quem joga lixo no chão, principalmente na Cidade Estrutural. O trabalho de desobstrução e lavagem dos canais por onde devem escoar as águas pluviais tem sido intensificado neste mês de setembro.
Com o suporte do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e de reeducandos do sistema socioeducativo, as equipes do GDF Presente e da Administração Regional do SCIA e Cidade Estrutural fizeram a remoção das tampas de boca de lobo com a retirada de lixos e entulhos que obstruíam a passagem de água para as galerias.
Garrafas e embalagens plásticas, crânios de animais, ratos e escorpiões foram encontrados na remoção do lixo. Em quatro dias foram recolhidos 130 toneladas de entulhos e inservíveis da Cidade Estrutural. Seis tampas de concreto e 15 meios-fios vazados (que é por onde a água entra) foram trocados, além de 133 bocas de lobo limpas e lavadas no Setor de Oficinas e no Setor Oeste da Estrutural.
Na Estrutural, a resolutividade retornada à Ouvidoria até a última semana foi de 50% para limpezas de bocas de lobo, 88% para recolhimento de entulhos e inservíveis e 25% de tapa buracos.
Buraco Zero no Lago Sul
A sexta-feira foi também dia de tapar buracos e corrigir as falhas no asfalto na comercial da QI 3 do Lago Sul. O trabalho envolveu oito homens, um caminhão basculante, um rolinho e uma van. Ao todo, foram aplicadas duas toneladas de massa asfáltica na via. A região teve a resolutividade de 65% dos pedidos do serviço que chegaram à Ouvidoria do DF.
Três buracos que estavam formando pequenas crateras também foram tapados pela equipe do GDF Presente no balão da Emater, próxima à Secretaria de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento. Na via do Setor de Áreas Isoladas Norte foi utilizada 1,5 tonelada de massa asfáltica.