18/09/2020 às 20:00

Funap recebe verba de R$360 mil do Governo Federal

Valor será investido na compra de um caminhão pipa e será usado pelos reeducandos dos sistemas aberto e semi-aberto

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 360 mil do governo federal, nesta sexta-feira (18), que será destinada à Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), para a compra de um caminhão pipa. A verba que ainda será licitada, é de autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), e visa economizar custos ao Estado, gerar capacitação profissional e oportunidades de trabalho aos reeducandos do sistema prisional, no Distrito Federal.

“Essa é a primeira emenda federal que a Sejus conseguiu executar para a Funap, e vamos continuar trabalhando para implementar novas políticas públicas de ressocialização, no DF. Com isso, damos uma profissão aos reeducandos e contribuímos para a segurança pública, ao reduzir as chances deles voltarem para a criminalidade”, explica a secretária, Marcela Passamani.

De acordo com a Secretaria o caminhão será usado para os serviços de estruturação urbana pelos reeducandos do sistema semi-aberto e aberto. Na prática, eles oferecem a mão de obra e recebem uma redução no tempo de encarceramento, o que gera economia aos cofres públicos.

Vale destacar que a Funap trabalha pela inclusão e reintegração social das pessoas presas e egressas do sistema prisional, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. A cada três dias trabalhados, os detentos ganham um dia na redução da pena. Eles ainda recebem bolsa ressocialização equivalente a 3/4 de um salário mínimo.

Reconhecimento

O Distrito Federal tem 1.750 reeducandos do sistema prisional inseridos no mercado de trabalho. Todas as contratações foram intermediadas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), que é vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

Em reconhecimento ao impacto dessa iniciativa no processo de ressocialização, a Funap foi certificada no 3º Ciclo de Concessão do Selo Resgata, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Outras três empresas do DF também receberam a certificação por contratar mão de obra prisional.