28/10/2020 às 11:35, atualizado em 28/10/2020 às 12:32

Mais de 27 mil cães e gatos vacinados no Distrito Federal

Raiva pode causar encefalite aguda e, em quase 100% dos casos, levar as vítimas à morte

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Quando se tratar da primeira dose, cães e gatos devem ser revacinados 30 dias depois | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

A campanha de vacinação antirrábica da Secretaria de Saúde (SES) já imunizou 27.124 cães e gatos nas zonas rural e urbana do Distrito Federal. Apesar de há muitos anos não haver casos de raiva em humanos e animais no DF, a enfermidade precisa ser prevenida com assiduidade.

Entre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar à morte em quase 100% dos casos. A doença acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive seres humanos.

Campanha anual

Um dos importantes pilares do programa de vigilância à raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação em cães e gatos, para manter uma parcela significativa desses animais imune ao vírus. A expectativa da SES é vacinar 80% da população de cães e gatos, estimada em 345.033 animais – 308.419 cães e 36.613 gatos.

“Todos os cães e gatos acima de três meses de idade podem receber a vacina antirrábica, lembrando que os que receberem a dose pela primeira vez devem ser revacinados após 30 dias”, orienta Rodrigo Menna, gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses.

O gestor destaca ainda alguns cuidados a serem observados nos pontos de vacinação. Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. “É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas; o condutor do animal deverá usar máscara e será necessário manter o distanciamento na fila”, orienta.

Pontos de vacinação

Nesta terça-feira (27), a Vigilância Ambiental atualizou mais de 50 novos pontos de vacinação, bem como o cronograma com endereços, datas e horários.  A campanha vai até o final de novembro.

A vacina também fica disponível ao longo de todo o ano nos núcleos regionais de Vigilância Ambiental e na sede da Vigilância Ambiental, no Setor Noroeste.

Confira as datas e endereços na página da campanha, que vai até o final de novembro.

* Com informações da SES