29/10/2020 às 09:16

Bate-papo sobre espaços criativos de Brasília

Miguel Galvão e Sandro Biondo são os convidados da edição de encerramento da série de lives Prosa Criativa, promovida pela Secretaria de Turismo

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Arte: Setur

A ressignificação de ambientes clássicos da cidade será o mote da última live de Prosa Criativa, sessão de bate-papos promovida pela Secretaria de Turismo (Setur). Nesta quinta-feira (29), a titular da pasta, Vanessa Mendonça, recebe os produtores Miguel Galvão e Sandro Biondo, para conversar sobre o tema Espaços criativos de Brasília. O encontro será transmitido pelo canal da Setur no Youtube.

Prosa Criativa faz parte da série Outubro Criativo, programação criada para celebrar os três anos da conquista do título Cidade Criativa do Design, conferido pela Unesco para Brasília. “Nesse projeto, trouxemos expoentes da arte, da cultura e do empreendedorismo de Brasília para mostrar a capacidade que nossa cidade tem como polo de criatividade no mundo”, resume Vanessa Mendonça.

Os encontros

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A série de bate-papos estreou com o diretor de empreendedorismo cultural da Secretaria Especial de Cultura, Sérgio Ferreira, e o presidente da Associação dos Designers de Produto do DF, Aciole Félix, convidados a falar sobre o tema Design e cultura sob o olhar do turismo.

Também já participaram os artistas Darlan Rosa e Ralfe Braga, que abordaram O design nas formas e cores da capital; e o criador da marca Dane-se, Daniel Moreira e as curadoras da plataforma Brasília Design, Cris Malheiros e Patrícia Herzog, que debateram a relação entre moda, empreendedorismo e o design brasiliense.

Convidados do encerramento

Referência na indústria criativa do DF, Sandro Biondo é conhecido pelas festas que promove em locais inusitados da cidade – como a Ocupação Contém, na desativada Piscina com Ondas, e Mimosa no Castelinho, no Castelinho (ambos pontos folclóricos do Parque da Cidade).

Para a produção desses eventos, Sandro faz um trabalho de investigação de espaços, lugares e caminhos especiais da cidade. “Dou como exemplo a temporada na Piscina com Ondas”, conta. “Para uma cidade tão nova como Brasília, reviver um espaço como aquele foi praticamente uma escavação arqueológica. Se Roma tem em suas ruínas as principais atrações e belezas de uma história milenar, busco em Brasília o paralelo disso”.

Miguel Galvão faz um trabalho semelhante. Um dos idealizadores do Picnik BsB e da Praça das Avós – projeto integrante do programa do GDF Adote uma Praça –, ele se define como parte de uma geração criada em Brasília que se identifica positivamente com a cidade e que se movimenta para construir uma realidade divertida, colorida e inovadora.

Seus projetos têm como foco a busca por espaços e dinâmicas de interação pouco exploradas, sempre tendo em vista experiências que priorizam uma linguagem orgânica e autoral.  “Vejo que estamos reaprendendo a utilizar o que foi planejado lá atrás por Lucio Costa: becos se transformam em praças, parques viram extensão dos nossos lares e o nosso horizonte aberto e limpo característico se associa com propostas de estilo de vida que buscam por harmonia e equilíbrio”, explica.

Prosa Criativa, com Miguel Galvão e Sandro Biondo

* Com informações da Setur