11/11/2020 às 15:49, atualizado em 30/11/2020 às 13:36

GDF lança clube de descontos e bolsas para ensino superior

Programas darão abatimento na compra de produtos e serviços, além de redução em matrículas e mensalidades

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Iniciativa anunciada no Palácio do Buriti vai beneficiar cerca de 160 mil servidores | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Os servidores do Distrito Federal terão descontos e condições especiais na compra de produtos e serviços, além da redução de preços em matrículas e mensalidades de faculdades e universidades privadas do DF. Nesta quarta-feira (11), o Governo do Distrito Federal lançou os programas Clube de Descontos do Servidor (Decreto 41.450, de 11/11/20) e DF Superior (Decreto 41.451, de 11/11/20), em iniciativa que vai beneficiar cerca de 160 mil servidores – entre ativos e aposentados, além de dependentes – e começa a valer neste mês.

“Desde a época da transição de governo já trabalhávamos para empoderar os servidores da capital”, lembrou o vice-governador Paco Britto, durante o lançamento dos benefícios no Salão Branco do Palácio do Buriti (veja no vídeo abaixo), sede do governo local. “O governador Ibaneis Rocha trouxe a gestão empresarial para o governo da capital em benefício da população”, acrescentou.

Confira:

Secretário de Economia, André Clemente ressaltou que a parceria com o setor produtivo, faculdades e universidades vai qualificar ainda mais os servidores públicos, além de aquecer a economia local. “Percebemos a força do estado ao articular essa cadeia produtiva. Estamos mostrando que é possível convergir com grandes, médios e pequenos empresários. Todas as entregas de programas que fazemos é pensando na qualidade de vida da população do DF”, destacou.

[Olho texto=”“A marca deste governo são as entregas e o cuidado com as pessoas. Esses programas vão qualificar ainda mais as pessoas, mas também geraram emprego e renda na capital”” assinatura=”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB” esquerda_direita_centro=”centro”]

A secretária-executiva de Qualidade de Vida da Secretaria de Economia, Adriana Faria, relembrou outros programas lançados entre o mês passado e este – o plano de saúde dos servidores e o novo Refis. “A nossa missão é trazer qualidade de vida para todos os servidores do DF. Um governo que dá qualidade e valorização de vida dos funcionários mostra o reconhecimento e comprometimento dessa gestão com eles. O GDF vai ser sempre tempo de ação, mas agora é tempo de esperança”, elogiou.

[Olho texto=”“Percebemos a força do estado ao articular essa cadeia produtiva. Estamos mostrando que é possível convergir com grandes, médios e pequenos empresários”” assinatura=”André Clemente, secretário de Economia” esquerda_direita_centro=”centro”]

Também estiveram presentes à solenidade, além do vice-governador do DF, o secretário de Governo, José Humberto Pires, o diretor-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e outras autoridades do poder Executivo local e representantes do setor produtivo e educacional.

Clube de Desconto

As empresas que queiram participar do Clube de Desconto poderão se credenciar no programa tão logo seja formalizada a publicação da norma. Os interessados devem preencher e assinar o Termo de Credenciamento e Adesão a ser disponibilizado junto ao decreto. O documento, no entanto, não garante que elas tenham acesso a informações pessoais ou funcionais dos clientes.

O benefício poderá ser estendido aos parentes dos servidores. Com a medida, os ativos e aposentados terão abatimento de pelo menos 10% em várias áreas. Para obter o benefício, basta apresentar, no ato da compra, o documento de identidade ou funcional com foto, assim como o contracheque.

[Olho texto=”“Desde a época da transição de governo já trabalhávamos para empoderar os servidores da capital. O governador Ibaneis Rocha trouxe a gestão empresarial para o governo da capital em benefício da população”” assinatura=”Paco Britto, vice-governador do DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

A Secretaria de Economia fará a gestão do Clube de Desconto, cuidando do credenciamento das empresas interessadas, além de manter um portal atualizado com os participantes e os abatimentos ofertados. O programa, que terá aplicativo próprio, terá como agente financeiro o Banco de Brasília (BRB).

“A marca deste governo são as entregas e o cuidado com as pessoas. Esses programas vão qualificar ainda mais as pessoas, mas também geraram emprego e renda na capital”, salientou o presidente da instituição financeira, Paulo Henrique Costa.

DF Superior

As instituições interessadas vão aderir ao DF Superior por meio de instrumento próprio, definido na regulamentação do programa. Posteriormente, no site da Secretaria de Economia, terá a adesão firmada e o ato de credenciamento como consignatária facultativa, com indicação do nome fantasia, razão social, CNPJ e desconto oferecido.

O DF Superior cria condições para melhorar a qualificação profissionais dos servidores, facilitando cursos de graduação ou segunda graduação, pós-graduação, licenciatura, MBA, mestrado ou doutorado. O programa prevê o cadastramento de instituições privadas de ensino superior para concessão de descontos em matrículas e mensalidades em cursos de nível superior, inclusive tecnológicos, aos servidores e empregados públicos da administração direta e indireta do DF, e também para seus dependentes.

Paco lembrou que a atual gestão estimula a sinergia entre o setor empresarial e as políticas públicas | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Além de promover a qualificação profissional e incentivar o aperfeiçoamento pessoal dos servidores, a medida também fortalece a economia, pelo estímulo à ampliação do número de estudantes em instituições de ensino privadas. Há duas formas de viabilização dos benefícios do DF Superior. A primeira delas é o credenciamento da instituição de ensino como consignatária facultativa, o que implicará em desconto mínimo de 15% sobre os valores das mensalidades e matrículas.

A outra é a emissão de boleto bancário em nome do beneficiário do programa, que implicará em desconto mínimo de 10% sobre as mensalidades e matrículas. Esta segunda hipótese se aplica quando a instituição não optar por se credenciar como consignatária facultativa ou quando não houver margem consignável aos servidores ou empregados públicos. As instituições podem optar pelas duas possibilidades.

Valorização

O Clube de Descontos do Servidor e o DF Superior fazem parte dos programas de valorização dos trabalhadores públicos da capital. Em outubro deste ano, foi lançado o tão esperado plano de saúde.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Após 20 anos de espera, o sonhado benefício saiu do papel. Denominado GDF Saúde, o plano é gerido pelo Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (Inas) e tem previsão de alcançar cerca de 500 mil vidas, contemplando aproximadamente 160 mil funcionários (efetivos, comissionados, ativos, inativos) e os 330 mil restantes, dependentes.

As inscrições para a Saúde começaram em 3 de novembro. Em 1° de dezembro, poderão se cadastrar os da Educação e, as outras pastas, em 4 de janeiro de 2021. O primeiro passo é preencher o Termo de Adesão que foi disponibilizado no site do Inas. Após cerca de 30 dias, os serviços começam a ser liberados. Os funcionários e beneficiários de pensão vinculada ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) não poderão participar do plano.

 

* Com informações da Secretaria de Economia