18/11/2020 às 21:26, atualizado em 20/11/2020 às 13:53

Candangolândia: avança operação tapa-buraco e limpeza de bueiros

Equipes do GDF Presente também passaram pelo Jardim Botânico e Mangueiral recolhendo toneladas de lixo e inservíveis

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

No paredão da Quadra 5, principal saída da Candangolândia para a Epia, foi necessário reforçar os serviços de roçagem e limpeza | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Moradores da Candangolândia têm motivos para comemorar. Uma parceria entre a administração regional da cidade e o programa GDF Presente trabalha para zerar as demandas da comunidade, que chegam à ouvidoria do governo.

Entre os principais pedidos estão a retomada da operação tapa-buraco e a troca do asfalto velho por um novo em trechos de vias mais movimentadas. Segundo a administração, em apenas um dia, foram usadas quatro toneladas de massa asfáltica. “É hora de comemorar, porque essa conquista é resultado de um trabalho sério em parceria, apoiado pelo GDF Presente”, disse o administrador da cidade, José Luiz Gonzalez.

Prevenção das chuvas

O reforço na limpeza das ruas também está entre os pedidos da comunidade da Candangolândia, que foram atendidos pela força-tarefa do GDF Presente. Com a chegada das equipes, serviços de limpeza nos bueiros e capinagem foram intensificados.

Pensando nas chuvas que nesse período caem quase todos os dias, o programa deu atenção à desobstrução de bocas de lobo. Só para se ter uma ideia do quanto o serviço é importante, nos bueiros da Quadra 1, Conjunto B, foram retirados 80 quilos de lixo.

No paredão da Quadra 5, principal saída da região administrativa para a Epia, foi necessário reforçar os serviços de roçagem e limpeza. “Nesse período, o crescimento do mato é acelerado. Somente do paredão, juntamos cerca de 100 quilos de mato”, explicou o gerente de obras da administração, Adelmo Henrique de Souza.

No Jardins Mangueiral, as equipes do GDF Presente recolheram pelo menos 70 toneladas de lixo

Lado Sul

A equipe do Polo Leste precisou da ajuda de um caminhão para recolher três toneladas de inservíveis e entulhos no Jardim Mangueiral. E em um terreno na DF-001, no Jardim Botânico, que era usado como ponto irregular de descarte de resíduo sólido, as equipes do GDF Presente recolheram pelo menos mais 70 toneladas de lixo. O serviço precisou ser feito com ajuda de um trator.

“Mais uma vez estamos recebendo o reforço do GDF Presente na nossa região e isto muito nos alegra porque é uma forma de fazer mais e entregar mais qualidade de vida para a população”, afirmou o administrador do Jardim Botânico, Antônio de Pádua.

A presidente da Associação dos Moradores dos Amigos do Jardins Mangueiral, Vanessa Barbosa, 41 anos, elogiou a atuação do governo no bairro onde mora. “A cidade tem recebido bastante o apoio da administração, SLU [Serviço de Limpeza Urbana] com relação ao recolhimento de lixo e entulho”, destacou. “Da forma como ocorre é muito bom, é uma prevenção contra doenças e a proliferação de pragas”.