20/11/2020 às 11:42

Atividades marcam Dia Nacional da Consciência Negra

Feira de Afroempreendedorismo tem oficinas de tranças e turbantes, grafite e percussão, e ocorre na sexta edição do Sua Vida Vale Muito Itinerante

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Sejus

As atrações seguem até sábado (21),  no estacionamento da Administração Regional, das 9h às 17h. Foto: Divulgação/Sejus

No Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promove, nesta sexta-feira (20), a Feira de Afroempreendedorismo, com  atividades culturais, oficinas de tranças e turbantes, grafite e aulas de percussão, em Santa Maria, durante a 6ª edição do programa Sua Vida Vale Muito Itinerante. As atrações seguem até sábado (21),  no estacionamento da Administração Regional, das 9h às 17h.

“Levar informação e promover a igualdade, quando se trata de aspecto racial, é uma obrigação de qualquer cidadão. A Sejus trabalha não só com frentes voltadas para garantir espaço e respeito ao negro no mercado de trabalho, mas, também, no enfrentamento ao preconceito cultural e social – questões que ainda precisam ser enfrentadas em vários setores da sociedade”, declarou  a secretária Marcela Passamani.

Sua Vida Vale Muito Itinerante

A programação voltada à Consciência Negra é o diferencial desta edição do programa Sua Vida Vale Muito Itinerante, que percorre as regiões administrativas para disponibilizar atendimentos gratuitos à população com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais voluntários. Quem comparece ao evento também pode emitir a 1ª via da identidade e fazer os agendamentos dos demais serviços do Na Hora. É oferecido ainda atendimento social e psicológico às vítimas de violência, por meio do Pró-Vítima.

Criada em agosto, a ação itinerante já passou por Samambaia, Estrutural, Ceilândia, Sobradinho II e Itapoã. Ao todo, a ação soma quase 4.000 atendimentos, nas cinco cidades.

Programação – Consciência Negra

Dia 20/11

Arrastão com a Percussão Nota 10
Oficina de percussão
Orquestra Percussiva Mestre Celim
Roda de Capoeira
Oficina de Turbante com o senegalense, Ousumane, responsável pela marca Dior Thiam
Escola de Samba da ARUC
Painel sobre Consultoria de imagem
Ética de Rua
DJ Ocimar

Dia 21/11

Orquestra Percussiva Mestre Celim
DJ Ocimar
Aula de zumba
Oficina de trança com o trancista Pedro Paulo
Tambor de Criôlo
Cultura popular – Apresentação da sambadeira Fernanda, representante do Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca
Oficina de Arte Expressão e Movimento com o Professor Edmilson
Break

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania