Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/11/2020 às 17:16, atualizado em 22/11/2020 às 18:25
Avenida Principal terá sentido único e será utilizada como entrada da cidade. Já a Rua de Saída levará os motoristas em direção à DF-005
Com aparência de cidade do interior, o Varjão enfrenta pelo menos um problema típico de cidades maiores: a falta de espaço para a circulação dos veículos. Essa situação, no entanto, já começou a mudar. O trânsito da Avenida Principal sofre alterações já a partir deste sábado (21), quando as vias principais da cidade passam a ser de mão única.
A novidade inclui uma nova via de ligação, criada com apoio do GDF Presente e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), entre as quadras 2 e 4, para consolidar a Rua de Saída, prevista desde a criação da cidade. Já foram instaladas as sinalizações horizontais e verticais, e agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) e da Polícia Militar do DF (PMDF) estão na cidade para ajudar e orientar os motoristas sobre as mudanças.
Nesse primeiro momento, as ações estão voltadas a organizar o fluxo, com atividades que configuram uma campanha educativa. “Contamos com o apoio do Detran e da PM para educar os motoristas”, reforça o administrador do Varjão, Lúcio Rogério.
Custos e adequação
A obra teve investimento de R$ 202 mil. Desse total, R$ 170 mil foram para pavimentação e R$ 32 mil para os trabalhos de drenagem. Os gastos incluíram reparos em meios-fios e calçadas, além de recuos nas paradas de ônibus.
Equipes da administração da cidade trabalharam, nos últimos dias, na finalização das adequações da nova ligação nas redes de esgoto e de drenagem. A via vai melhorar as condições de tráfego da região, principalmente nos horários de pico. Foram instalados 15 quebra-molas entre as quadras pares de 2 a 10. A medida atendeu às solicitações da população, adequando as condições para o tráfego na Rua de Saída.
Com 1,3 quilômetro de extensão, a Avenida Principal terá sentido único e mão única, assim como a Rua de Saída, que desemboca na DF-005. Durante muitos anos, o trânsito na cidade foi problemático, havia apenas uma avenida de mão dupla tanto para a entrada quanto para a saída dos veículos.
Novos acessos
A partir da nova via de ligação, os motoristas terão acessos separados para entrada e saída do Varjão – e cada um desses acessos vai contar com duas faixas.
“Já tivemos atropelamentos de pessoas e animais em razão da alta velocidade”, conta o administrador do Varjão. “A melhor maneira de minimizar os riscos de acidentes é diminuir a velocidade dos carros”. Para tanto, foram instaladas lombadas ao longo de dez quilômetros nas quadras.
O empresário Edinei Santos, 56 anos, disse que essa alteração no trânsito é esperada há mais de duas décadas. “Será a melhor coisa que teremos”, comemora. “Durante a manhã, ninguém consegue andar: uma hora é ônibus parado e, na outra, são carros descarregando. E ainda tem os pedestres. À tarde, a cena se repete”.
Independência
O Governo do Distrito Federal tem dado cada vez mais autonomia para que as administrações regionais possam trabalhar e realizar manutenções, reparos e obras de pequeno porte. Só neste ano, o governo já entregou mais de 40 equipamentos e promoveu treinamentos com servidores das 33 administrações regionais, para que serviços essenciais possam ser desenvolvidos de imediato, atendendo as demandas dos moradores.
Além de dar independência aos gestores, a medida desafoga a Novacap. No caso do Varjão, isso possibilitou as obras de segurança e melhorias no trânsito. “Nosso governo está atuando muito aqui”, reconhece o administrador regional. “Temos realizado um trabalho empenhado em melhorar o Varjão para os cidadãos”.
Para colocação de quebra-molas, a população pode solicitar o serviço por meio de abaixo-assinado. O documento é encaminhado ao Detran, que avalia a possibilidade e autoriza a construção do equipamento dentro dos padrões determinados.