26/11/20 13:15
Atualizado em 26/11/20 às 13:15

Reforço nas ações do Novembro Azul

Saúde alerta que prevenção deve ser feita durante todo o ano. UBS 7, de Taguatinga, oferece atendimento especial nesta quinta (26)

A campanha de conscientização ocorre em diversas unidades básicas de saúde, com palestras e consultas | Foto: Divulgação/Agência Saúde

Na reta final da campanha Novembro Azul, as unidades básicas de saúde (UBSs) estão reforçando ações de prevenção ao câncer de próstata na Atenção Primária. Nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, a UBS 7 de Taguatinga vai oferecer um atendimento especial ao público masculino. O evento tem como tema Todos na luta contra o câncer de próstata. “A pretensão é atender mais de 200 pacientes nos próximos dias”, afirma a gerente da UBS 7, Gina Sereno Rodrigues.

Em todo o DF, as unidades da Atenção Primária prepararam ações ao longo do mês para reforçar os cuidados com a saúde do homem. Nas UBSs, o público conta com acolhimento, palestras, atualização do cartão de vacina e outros cuidados de rotina. Cada unidade preparou sua agenda para melhor atender os usuários da região de abrangência.

Dias D

Com a meta de intensificar as ações, várias unidades básicas de saúde promoveram “dias D” para cuidar da saúde dos homens. O Dia D na UBS 2 do Gama ocorreu na última segunda-feira (23), quando 40 pacientes procuraram o serviço. Eles participaram de palestra sobre a saúde, fizeram testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e atualizaram o cartão de vacina, informa o gerente da unidade, Paulo Henrique Dias Lima.

Em Santa Maria, as UBSs 3, 4 e 6 também já realizaram o seu Dia D. Os servidores da UBS 3 convidaram os pacientes previamente identificados como pessoas participativas pelos agentes comunitários de saúde para atuarem como multiplicadores junto a seus vizinhos.

Já os servidores da UBS 4 levaram as orientações sobre a saúde masculina para um  evento promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), no dia 19, no estacionamento da Administração de Santa Maria.

A última quarta-feira (25) foi a vez dos usuários da UBS 6 receberem atendimento diferenciado. Os homens que estiveram na unidade foram submetidos a testes para detecção de ISTs – com algumas solicitações de exame de PSA – e participaram de atividades educativas.

Em todas as ações, foi orientado aos usuários manter o distanciamento e o uso de máscara em prevenção à Covid-19, obedecendo os protocolos sanitários vigentes.

* Com informações da SES