Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/12/2020 às 22:51, atualizado em 06/12/2020 às 23:16
A cerimônia promovida pela Secretaria de Justiça no Museu da República seguiu todos os protocolos sanitários
Enfim, casados! O sonho tão esperado se tornou realidade, e após o sim dos noivos, 41 casais oficializaram a união no Casamento Comunitário, realizado no Museu da República, neste domingo, 6 de dezembro. A cerimônia foi organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), com a pareceria de diversas empresas e profissionais voluntários. “Essa cerimônia começou como um sonho de todos vocês e hoje se realiza como um sonho de todos nós. Tudo isso para celebrar o amor, o respeito e a cumplicidade. Desejo felicidades a todos vocês“, disse a secretária da pasta, Marcela Passamani, em seu discurso de abertura.
Entre fotos, flashes, ternos, vestidos de noivas e buquês, a emoção era visível em todos os casais. A noiva Maria Gorete descreveu o momento como o mais feliz de sua vida. “Tenho 51 anos, sou casada há 30 anos, meu filho cuidou de tudo pra mim e hoje realizo meu sonho de princesa”.
Todas as regras sanitárias foram respeitadas para evitar a disseminação da Covid-19. O uso de máscaras foi obrigatório, assim como o distanciamento. Os casais foram divididos em quatro grupos para evitar aglomerações no auditório. Os convidados esperavam do lado externo do museu até o momento de liberação da entrada, acomodados em cadeiras e tendas montadas no local, de onde acompanhavam por televisões as cerimônias.
[Numeralha titulo_grande=”41″ texto=”casais participaram da cerimônia coletiva no Museu da República” esquerda_direita_centro=”centro”]
Cada casal levou 4 pessoas da família. Tia de duas noivas, dona Raimunda Dias, que veio do Piauí, falou segurando as lágrimas .“ Estou muito emocionada. Elas não são só sobrinhas, são filhas. Minha irmã, a mãe delas faleceu, e eu fiz questão de vir não só como tia, mas como uma mãe também para elas”.
Também não houve recepção, nem festa no local. Após o registro proferido pelas juízas da paz, os noivos fizeram fotos e foram liberados. Mas nem por isso, o Casamento Comunitário perdeu seu encanto. O Museu da República foi todo decorado, iluminado e preparado para se tornar um ambiente especial para o enlace matrimonial. O Casamento Comunitário foi transmitido ao vivo pelo You Tube da Agência Brasília.
Vários parceiros, voluntários contribuíram para tornar esse sonho possível, e a solidariedade fez a diferença. O Senac esteve presente com a equipe de cabeleireiros, maquiadores, costureiras para os ajustes necessários, além de recepcionistas que conduziram os noivos desde a entrada, até o momento final. O cerimonial foi coordenado por Marcelo Pimenta, profissional de referência no DF.
O trabalho voluntário foi fundamental para a realização do evento. O maquiador do Senac, Marlon Praxedes, voluntário no casamento, disse que para sua carreira, participar de eventos assim é muito importante. “Tenho a oportunidade de crescer como maquiador e como pessoa. E posso tornar a vida de outras pessoas muito melhor com meu trabalho”, salientou.
Para presentear os recém-casados, foram sorteadas noites de núpcias nos hotéis Athos Bulcão e Meliá Brasil 21, além de jantares no The Queen’s Place.
A cerimônia contou com a presença de autoridades: a deputada federal Flávia Arruda, o deputado distrital Fernando Fernandes e o secretário de Cultura do DF Bartolomeu Rodrigues.
*Com informações da Sejus
Confira aqui o vídeo na íntegra do Casamento Comunitário: