14/01/2021 às 09:18, atualizado em 14/01/2021 às 11:54

Varjão: cursos de qualificação gratuitos

Parceria entre a administração regional e o Senac-DF oferece turmas para moradores e trabalhadores da região. Inscrições começaram nesta quarta (13)

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), a Administração Regional do Varjão vai oferecer dois cursos profissionalizantes para a comunidade, um de Assessoria em Logística e outro de Assistente Administrativo. Ao todo, 40 vagas serão disponibilizadas e as inscrições começaram nesta quarta (13).

As aulas, em formato on-line e à distância devido a pandemia, vão ocorrer entre 8 de fevereiro e 9 de abril em duas turmas – de 8h às 12h e de 14h às 18h -, contabilizando 160h/aula. A inscrição e captação dos alunos interessados ficará a cargo da administração do Varjão, que pretende focar em moradores e trabalhadores da região.

O administrador regional do Varjão, Lúcio Rogério, afirma que a oferta dos cursos atende a uma necessidade da região e também a um pedido do GDF por melhor capacitação da força de trabalho. “Precisamos qualificar melhor a nossa população, por isso buscamos essa parceria com o Senac, para que as pessoas do Varjão possam conseguir empregos melhores”, explica.

Além dos dois cursos que serão iniciados em breve, a administração regional também já se movimenta para oferecer ainda mais oportunidades à população. “Pretendemos ofertar mais cursos ao longo do ano, e dar sequência com aulas presenciais quando possível. Também buscamos o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], estamos com um processo de convênio adiantado”, adianta o administrador.

O Senac-DF já possui parceria com o GDF e oferece cursos gratuitos, pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), em outras administrações regionais. “Para nós, ofertar e ministrar os cursos demandados para o Varjão significa o cumprimento da nossa missão. Essa é a nossa expertise, transformando vidas através do aprendizado”, ressalta o diretor regional do Senac-DF, Antônio Tadeu Peron.

Acordos com outros órgãos do GDF, como a Secretaria de Trabalho (Setrab) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), já estão sendo encaminhados para este ano, de acordo com o Senac-DF.

Confira as informações e os requisitos para inscrição nos dois cursos:

> Como se inscrever?

Pelos telefones 99219-0082 ou 3468-8571

> Quais os requisitos?

Os interessados e interessadas devem apresentar documentação original com foto (RG ou CNH), comprovante de residência atual, comprovante de escolaridade e carteira de trabalho. Para os interessados e interessadas entre 15 e 18 anos de idade, é necessário apresentar comprovante de matrícula no Ensino Médio e documento de um responsável legal (RG ou CPF).