27/01/2021 às 15:37, atualizado em 28/01/2021 às 14:43

DF assume a liderança do Consórcio Brasil Central (BrC)

Eleito presidente da autarquia, governador Ibaneis Rocha anuncia linha de crédito de R$ 1 bilhão do BRB para estados participantes

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em assembleia virtual realizada na segunda-feira (25) com a presença de chefes do Executivo, o governador Ibaneis Rocha foi eleito o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), autarquia formada pela participação de sete governos estaduais: Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Ibaneis assume mandato de um ano no lugar do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. Primeira autarquia formada por Estados no Brasil, o BrC existe desde 2015 com objetivo de estimular o desenvolvimento e progresso individual e regional das unidades da Federação participantes.

Na sessão que o oficializou no novo cargo, o governador Ibaneis Rocha destacou o trabalho realizado pelo seu antecessor e demonstrou satisfação com a oportunidade de liderar a autarquia, além de ressaltar que a união entre os estados tem potencial de gerar bons frutos. “Vamos trabalhar unidos para encontrar soluções para todos”, destacou o chefe do Executivo local.

[Olho texto=”“Vamos trabalhar unidos para encontrar soluções para todos”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”centro”]

Durante a assembleia virtual, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, apresentou uma proposta de cooperação entre o BrC e a instituição financeira, com uma linha de crédito de R$ 1 bilhão dividida em cinco áreas: BRB Desenvolvimento, BRB Investimento, BNDES, Plano Empresário e Agronegócio.

Além dos governadores, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, também participou da assembleia, a fim de formalizar uma parceria com o BrC em quatro áreas de cooperação: empresas, tecnologia, saúde e agronegócio. Os governadores já programam uma visita à Índia no segundo semestre.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 

* Com informações do Consórcio Brasil Central