01/03/2021 às 20:59, atualizado em 02/03/2021 às 14:40

Limpeza e tapa-buracos no foco do Plano Piloto

Esplanada dos Ministérios, área central e W3 recebem as ações mesmo com chuva

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Nova boca de lobo para escoar a chuva na Esplanada dos Ministérios | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Desde sexta-feira (26), equipes da Novacap e do GDF Presente trabalham em ação emergencial próximo ao Palácio do Planalto. Trata-se da construção de uma boca de lobo para escoar a chuva. Ela fica perto de uma parada de ônibus, quase em frente ao Congresso Nacional, e já fazia um bom tempo que o problema causava transtornos aos usuários de transporte público.

“A água empoçava porque não tinha saída, então estamos abrindo uma boca de lobo, montando a rede para depois fechar”, detalha o coordenador dos polos adjacentes I e III do GDF Presente, Lúcio dos Santos Barbosa, responsável pela manutenção das áreas Lago Norte, Lago Sul, Varjão, vilas Planalto e Telebrasília, Granja do Torto e Noroeste.

[Olho texto=”São trabalhos pontuais que impactam de forma positiva o cotidiano dos moradores da cidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Intervenções urbanas como essas proporcionam melhorias e bem-estar para toda a população e é a essência do programa GDF Presente, que acontece de forma sistemática em todo DF. São trabalhos pontuais que impactam de forma positiva o cotidiano dos moradores da cidade. Entre essas ações estão, por exemplo, o recolhimento de lixo verde em diversos setores do Lago Norte. Ou seja, folhas e galhos de árvores espalhados pelas ruas e calçadas por conta da ação do vento e da chuva.

“Nesse período das águas temos que fazer constantemente esse trabalho de limpeza do lixo verde para não entupir as grelhas e bocas de lobos, que impedem a vazão da água”, explica Lúcio Barbosa. “Estamos varrendo por cima das grelhas e recolhendo as folhagens espalhadas”, detalha.

Equipes da Novacap também recolheram folhas e galhos de árvores na área central da capital, intensificando ações de limpeza nas vias principais e nas entrequadras. “Os serviços de recolhimento de lixo verde e limpeza de bocas de lobo são muito importantes. O descarte irregular de qualquer tipo de resíduo contribui para o entupimento das redes e alagamentos da cidade”, observa a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Equipes do GDF Presente trabalham na W3 Norte tapando buracos provocados pela chuva

Tapa-buraco na W3 Norte

Com o período de chuva, não apenas as folhas e galhos de árvores provocam contratempo aos motoristas e pedestres, mas também depressões nos asfaltos. Por isso os serviços de tapa-buraco, em todo o DF, são frequentes e executados com agilidade. É o que vem acontecendo ao longo dessa semana em toda a W3 Norte, e em quadras como a 305 e a 704 Norte, além das  215 e 402 Sul, assim como perto da Embaixada do Iraque.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Onde tinha buraco na W3 Norte fomos em cima”, conta o coordenador Lúcio Barbosa. “A nossa equipe trabalha na manutenção da cidade, pensando na qualidade de vida e bem-estar da nossa população”, destaca a administradora Ilka Teodoro.